Imagem relacionada

   Lygia Fagundes Telles,  nascida Lygia de Azevedo Fagundes  em São Paulo no dia 19 de abril de 1923, é  também conhecida como "a primeira dama da literatura brasileira" .
  
Ela  é uma escritora  considerada por acadêmicos, críticos e leitores uma das maiores escritoras  do século XX e da história da literatura brasileira.
  
Além  de advogada,  romancista e contista,   Lygia tem grande representação no pós modernismo  e suas obras retratam temas clássicos e universais como a morte, o amor, o medo e a loucura,  além da fantasia. 
   
Nascida na cidade de São Paulo, a escritora cresceu em Sertãozinho  e outras pequenas cidades do interior paulista e desde pequena demostrou interesse pelas letras.  
   
Aos oitos anos, mudou-se para o Rio de Janeiro, permanecendo lá por cinco anos. De volta a São Paulo, matriculou-se no Instituto de Educação Caetano de Campos e passou a interessar-se por literatura. 
     
Sua   estreia literária foi com o livro de contos  "Porão e Sobrado"  (1938), o qual foi bem recebido pela crítica e o  sucesso se repetiu com "Praia  Viva" (1944).
   
Após concluir o curso de Direito   na  Faculdade de Direito do Largo de São Francisco em 1946, onde conhecera Mario   e Oswald de Andrade, Paulo Emilio Sales Gomes, entre outros, integrou a Academia de Letras da faculdade e colaborou com os jornais "Arcádia" e "A Balança".
   
Em 1947, casou-se com Gofredo Teles Junior, com quem teve Goffredo da Silva Telles Neto, casando-se novamente em 1962 com Paulo Emílio Salles Gomes.
 
Seu terceiro livro de contos, "O Cacto Vermelho", lançado em 1949, recebeu o "Prêmio Afonso Arinos" da Academia Brasileira de Letras. 
 
Seu primeiro romance, "Ciranda de Pedra" publicado em 1954, foi bem recebido pela crítica e público, tornando-a nacionalmente conhecida.


                      *********





(...pesquisa e imagem google...)


                                
WRAMOS
Enviado por WRAMOS em 12/10/2018
Código do texto: T6474251
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.