TRISTE POVO BRASILEIRO

" Para discutir com ignorantes é preciso ir ao nível deles, campo em que dominam. Fatalmente perderemos o embate."

Poucos vão se dar ao trabalho de ler o texto. A Justiça é a premissa primeira de uma sociedade. A política vem depois. Como aplicar ideologia onde não há Justiça?

TRISTE POVO BRASILEIRO

Me sinto estar presenciando Revolução do Bichos, George Orwell. Não distingo os porcos dos homens nem os homens dos porcos.

Perguntado qual era a minha ideologia política, respondi: “Não acredito em nenhum, absolutamente nenhum, sistema estruturado de ideias que tenha a pretensão de criar uma sociedade justa, que atenda todos aos seus indivíduos em suas necessidades básicas como seres humanos”. Simples assim.

A meu ver, uma ideologia, seja qual for, surgiu por obra de uma ou mais mentes que resolveram montar um conjunto de receitas de comportamento e medidas que pretendem atender o que essas próprias mentes consideram serem as necessidades fundamentais do ser humano. Antes de tudo, desrespeitaram a mais básica das prerrogativas: o divino direito de cada um pensar por si mesmo, de agir conforme suas convicções pessoais respeitando seus semelhantes. Ou seja, mutilaram o raciocínio das pessoas e substituíram por um conjunto de conceitos e preceitos comportamentais que, de tanto serem repetidos, acabam sendo adotados como verdades absolutas criando o efeito manada. E, as pessoas assim ideologicamente manietadas, se insurgem contra qualquer pensamento fora daqueles conceitos que assumiu como se fossem delas mesmas. Pronto, foram contaminadas, na maioria das vezes irremediavelmente, por valores que em nada contribuem para seu progresso como indivíduo, mental, espiritual ou fisicamente. E a manada segue, atenta para que todos sigam rigorosamente juntos, mas não sabem para onde vão, e muito menos o que irão obter. A cláusula imutável é não aceitar nada diferente daquilo que escutaram dos seus pares. A imensa maioria não sabe porque nem para que participam dessa marcha em direção ignorada. Como os macacos da historinha sobre reflexo condicionado, agridem quem se aproxima da escada. Não sabem porque, mas batem e matam. A cegueira mental é a tônica das ideologias. É mais fácil ler na cartilha o que está certo e o que está errado. Até surgir um outro autor de uma outra cartilha que consiga fazer alguém trocar de manada. Pensar por si mesmo jamais, dá trabalho e uma atemorizante e solitária independência.

Em 1600 um cara chamado Étienne de La Boétie, que morreu com 33 anos, escreveu o Discurso sobre a Servidão Voluntária, que trata justamente dessa irresistível tendência do ser humano de seguir ou obedecer a um líder ou um conjunto de ideias. Pensar dá trabalho e, muitas vezes, solidão. É muito mais confortável seguir a manada, nem que seja em direção a um precipício, Alguns trechos desse Discurso:

1-“Digno de espanto, se bem que vulgaríssimo, e tão doloroso quanto impressionante, é ver milhões de homens a servir, miseravelmente curvados ao peso do jugo, esmagados não por uma força muito grande, mas aparentemente dominados e encantados apenas pelo nome de um só homem cujo poder não deveria assustá-los, visto que é um só, e cujas qualidades não deveriam prezar porque os trata desumana e cruelmente.”

2-“Mas o que vem a ser isto, afinal? Que nome se deve dar a esta desgraça? Que vício, que triste vício é este: um número infinito de pessoas não a obedecer, mas a servir, não governadas mas tiranizadas, sem bens, sem pais, sem vida a que possam chamar sua?”

3-“Não é preciso que o país faça coisa alguma em favor de si próprio, basta que não faça nada contra si próprio. São, pois, os povos que se deixam oprimir, que tudo fazem para serem esmagados, pois deixariam de ser no dia em que deixassem de servir. É o povo que se escraviza, que se decapita, que, podendo escolher entre ser livre e ser escravo, se decide pela falta de liberdade e prefere o jugo, é ele que aceita o seu mal, que o procura por todos os meios.”

4- “Muita gente a mandar não me parece bem; Um só chefe, um só rei, é o que mais nos convém”.

E assim vai o Discurso Sobre a Servidão Voluntária, descrevendo a nossa acomodação mental.

É muito triste ver pessoas que poderiam ser brilhantes seguindo irracionalmente ideologias idiotas totalmente inaplicáveis nos dias de hoje, só pela necessidade de pertencer a uma manada socialista, anarquista, fascista, nazista. Pelo amor de Deus, pensem por vocês mesmos ao invés de ficar recitando e rotulando comportamentos. E atacando, ofendendo, esfaqueando outros seres que não são da sua manada.

Conviver com as diferenças. Menos ideológicas. Me poupem e me incluam fora desse raciocínio rotativo que não leva a nada.

Paulo Miorim 11/10/2018

Paulo Miorim
Enviado por Paulo Miorim em 12/10/2018
Código do texto: T6473891
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.