Imagem relacionada

   Mário de Miranda Quintana nasceu em Alegrete em 30 de julho de 1906 e faleceu em Porto Alegre em 5 de maio de 1994. 
 
 Ele foi poeta, tradutor e jornalista e fez as primeiras letras em sua cidade natal, mudando-se em 1919 para Porto Alegre onde estudou no Colégio Militar, publicando ali suas primeiras produções literárias.
 
Trabalhou para a Editora Globo  e depois na farmácia paterna.   Considerado o "poeta das coisas simples", com um estilo marcado pela ironia,    pela profundidade e pela perfeição técnica, ele trabalhou como jornalista quase toda a sua vida.
  
Traduziu mais de cento e trinta obras da literatura universal, entre elas "Em busca do tempo perdido" de Marcel Proust, "Mrs. Dalloway" de Virginia Woolf e "Palavras e sangue" de Giovanni Pappini.  
   
Em 1953  Quintana trabalhou no jornal "Correio do Povo" como colunista da página de cultura, que saía aos sábados e em 1977 saiu do jornal.
   
Em 1940 lançou o seu primeiro livro de poesias, "A Rua dos Cataventos", iniciando a sua carreira de poeta, escritor e autor infantil.   
   
Em   1966 foi publicada a sua "Antologia Poética" com sessenta poemas, organizada por Rubem Braga e Paulo Mendes Campos,    lançada para comemorar seus sessenta anos de idade, sendo por esta razão o poeta saudado na Academia Brasilera de Letras por  Augusto Meyer e Manuel Bandeira, que recita o poema "Quintanares", de sua autoria, em homenagem ao colega gaúcho.
   
No  mesmo ano ganhou o Prêmio "Fernando Chinaglia" da União Brasileira de Escritores pelo  melhor livro do ano.
 
Em 1976, ao completar 70 anos recebeu a medalha "Negrinho do Pastoreio" do governo do estado do Rio Grande do Sul.
 
Em 1980   recebeu o prêmio "Machado de Assis"  da Academia Brasileira de Letras  pelo conjunto da obra.

         
                       *********





(...pesquisa e imagem google...)

 
WRAMOS
Enviado por WRAMOS em 11/10/2018
Código do texto: T6473316
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.