Economize Dinheiro, Reforme Coisas

Estive pensativo e avaliei meus gastos e investimentos e como eu gosto do minimalismo gosto da idéia de reformar e personalizar diferentes objetos, esse ato é divertido e econômico ainda podendo conceder a possibilidade de lucrar dinheiro com meus objetos. Existem dezenas de canais no YouTube onde ensinam a fazer objetos e reformá-los, isso tudo é divertido e estimula a criatividade. No lugar de eu pagar alguém para fazer uma reforma ou personalização eu mesmo compro tintas, solventes, pincéis, luvas, hidratantes de tecido e couro e tantas outras ferramentas e deixo de pagar a mão-de-obra dos outros para eu mesmo fazer as coisas do meu jeito e um exemplo disso é comprar calçados velhos e bem conservados.

Eu fiz isso com um par de botas de aventureiro da marca Macboot de modelo clássico que estava feia e realcei o couro e o solas com a pintura. Aprender a pintar os calçados, trocar e colar solas, personalizar, trocar tela de tênis furada, trocar bico de tênis rasgado e outras coisas são trabalhos interessantes que ajudam a preservar um par de sandálias, sapatos ou botas.

Compensa aprender o trabalho de sapateiro, talvez essa seja uma profissão adicional para quem quiser e precisar de uma renda extra ou mesmo ter uma sapataria. Quem puder aprender a comsertar barras de calças e bermudas, trocar zíper, colocar novos botões, trocar botões, reforçar costuras e criar roupas pode tentar ser alfaiate ou costureira ou por prazer ou por profissão. Muitas profissões antigas ainda podem resistir a nova Revolução Tecnológica que vai desempregar milhões de pessoas.

Dizem por vezes que esses artesanatos são "coisas de mulher" (como se isso limitasse minhas ações...) com canecas, caixas, incensários, estantes, lustres e tantas outras coisas, mas o bom mesmo é aprender bem a fazer diferentes habilidades que divirtam e que possam até gerar dinheiro como renda extra. Desde eras mais antigas homens aprendiam diversas coisas, por isso se tem vontade para fazer algo artesanal vá lá e faça bem feito, desenvolva suas habilidades e cague e ande para a maledicência do povão.

Mantenha sua mente ativa, pegue seu tempo livre e algum dinheiro e aprenda a fazer alguma coisa diferente. Evite jogar fora as coisas que podem ser consertadas, tanto é que tem objetos reformados e personalizados que voltam a ter outra vida e utilidade na sua vida. Não seja um consumista que descarta coisas ainda boas para comprar coisas novas.

Podemos reaproveitar potes de plástico e vidro com suas tampas, palitos de madeira, sacolas plásticas, pneus velhos, papéis rabiscados, caixas de embalagens Tetrapak, jornais velhos, rolo de papelão de papel higiênico e de papel toalha, latinhas, garrafas PET, garrafas de cerveja e vinho, LPs, CDs e DVDs, disquetes, botões de roupas, zíperes, isqueiros, produtos de informática estragados e tantas outras coisas.

O lema ecologista do Recicle, Reutilize e Reduza assim como outros lemas também são uma medidas ambientais de evitar gerar mais lixo para nosso planeta tão devastado.

- Hector Hertz.

Outubro/2018.

Hector Hertz
Enviado por Hector Hertz em 11/10/2018
Reeditado em 11/10/2018
Código do texto: T6473073
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.