Confúcio e o analfabetismo funcional

Há 2500 anos, Confúcio se manifestou sobre como pode ser grande a distância entre receber informações e ter conhecimento.

“O Mestre disse: “Se um homem que conhece as trezentas Odes de cor falha quando lhe são dadas responsabilidades administrativas e se mostra incapaz de ter iniciativa própria quando enviado para estados estrangeiros, então qual a utilidade das Odes para ele, independentemente de quantas ele tenha aprendido?”.”.

Portanto, para uma nação não importa muito o que entra nas cabeças, a Sociedade se beneficia ou não com o que sai delas.

O conhecimento não se justifica por si mesmo. Um indivíduo com título de doutor pode ser tão inútil para a Sociedade em termos de conhecimento de alto nível, como outro que nunca frequentou uma escola.

Medir a efetividade do ensino apenas com base no número de estudantes não passa de uma lenda e só serve para propaganda política.

Não foi por acaso que o Brasil se tornou um grande produtor de analfabetos funcionais.

O gosto pelo conhecimento começa a ser adquirido nos primeiros anos de escola.

Portanto, qualquer providência que vise a melhoria da qualidade do ensino começa a surtir efeito em no mínimo, dez anos.

Facilitar a entrada de jovens nas universidades é uma atitude cínica de quem só quer se promover, enganando a população, que paga muito caro pelo custeio dessas instituições.

NA - As Odes eram textos tomados como referência de conduta para os chineses.

Argonio de Alexandria
Enviado por Argonio de Alexandria em 05/10/2018
Reeditado em 05/10/2018
Código do texto: T6468122
Classificação de conteúdo: seguro