Confúcio e o analfabetismo funcional
Há 2500 anos, Confúcio se manifestou sobre como pode ser grande a distância entre receber informações e ter conhecimento.
“O Mestre disse: “Se um homem que conhece as trezentas Odes de cor falha quando lhe são dadas responsabilidades administrativas e se mostra incapaz de ter iniciativa própria quando enviado para estados estrangeiros, então qual a utilidade das Odes para ele, independentemente de quantas ele tenha aprendido?”.”.
Portanto, para uma nação não importa muito o que entra nas cabeças, a Sociedade se beneficia ou não com o que sai delas.
O conhecimento não se justifica por si mesmo. Um indivíduo com título de doutor pode ser tão inútil para a Sociedade em termos de conhecimento de alto nível, como outro que nunca frequentou uma escola.
Medir a efetividade do ensino apenas com base no número de estudantes não passa de uma lenda e só serve para propaganda política.
Não foi por acaso que o Brasil se tornou um grande produtor de analfabetos funcionais.
O gosto pelo conhecimento começa a ser adquirido nos primeiros anos de escola.
Portanto, qualquer providência que vise a melhoria da qualidade do ensino começa a surtir efeito em no mínimo, dez anos.
Facilitar a entrada de jovens nas universidades é uma atitude cínica de quem só quer se promover, enganando a população, que paga muito caro pelo custeio dessas instituições.
NA - As Odes eram textos tomados como referência de conduta para os chineses.