DESCONSTRUÇÃO FRASAL (2)

“O mundo será melhor quando as pessoas respeitarem a opinião do outro”

__________________

Não sei, mas penso...

Um mundo melhor não depende do respeito às opiniões alheias. Depende antes, da difusão e constituição de opiniões humanas e positivas para uma convivência mais igualitária e sensata. E parece-me, que não é isso que o ‘respeito’ ao ‘mundo de ideias’ está contemplando. Pelo contrário. Opiniões erradas, incoerentes e desumanas podem levar a ações que promovem a destruição do que de positivo a sociedade construiu ao longo do tempo.

O mundo vai ser melhor e mais bonito quando as pessoas aprenderem a dialogar e discernir sobre coerência, sensatez e valores humanos das ideias que sustentam comportamentos. Antes de um comportamento causar transtornos, crises e crimes, ou mesmo algo de bom, ele foi uma ideia. Ideias desastrosas podem resultar em movimentos humanos cruéis e desumanos que em algumas situações podem destruir o que a humanidade levou séculos para construir.

Defender e mesmo respeitar ideias incoerentes e que dificultam a convivência e a humanização não pode ser um ato humano. Concordar com e respeitar o erro (mesmo em ideia) é omissão. Omitir-se é aliar e compromissar-se com o inadequado. Ideias erradas produzem comportamentos errados que podem produzir realidades nefastas. Respeitar isso pode ser um erro.