A boa imposição

A situação está meio esquisita no momento. Muito falam em situação difícil porque o país está dividido. Eu tenho certeza que isto na verdade não é um problema. Temos de cada lado pessoas com opiniões distintas e ito é bom, pois significa que há diálogo e direito a opiniões divergentes. Nunca será possível conhecer a verdade quando tudo que há é uma opinião reinante e a censura (seja ela oficial ou não) de todas as opiniões contrárias.

Claro que, em todos os locais existem os bons e os maus. Claro também que devemos incentivar que todos sejam bons e honestos, pois uma vez que a pessoa seja honesta, ela vai assumir o erro, propiciando que as verdades sejam encontradas ao longo do tempo. Uma coisa porém muitas pessoas não entendem. Não é a ideologia ou instituição que você defende que te enobrece, mas sim você que, com a sua postura exemplar, enobrece a ideologia ou instituição.

Qualquer pessoa com mais de dois neurônios sabe que se eu dizer que sou católico, na verdade não quer dizer nada. Posso estar mentindo, ser doente ou totalmente cego para a realidade. Porém se eu me porto como cidadão exemplar, trato bem a todos, sendo caridoso e paciente e digo que digo que pertenço à um grupo que a pessoa desconhece, ela tenderá a entender que aquela instituição deve ter alguma decência, afinal, neste grupo há pelo menos uma pessoa justa e equilibrada participando.

O grau de insanidade no Brasil ficou tal que as pessoas, além de achar que defender algo que elas consideram bom as torna automaticamente boas, querem impor esta bondade aos outros. Não percebem que o bom ou mau tem que o ser por opção e não por imposição. Se imposto for, não será bom, pois o bom respeita a liberdade do indivíduo. A imposição é má por si só, pois retira do indivíduo o direito à própria humanidade, sabidamente uma condição de erros e aprendizado. Somos pecadores por condição. Se estivessemos sempre certos, seríamos perfeito, logo seríamos Deus e não homens.

Ou seja, as pessoas simplesmente estão agindo como ditadores autoritários, sem ter a mínima pista do que estão fazendo. Dar poder a alguém assim é extremamente danoso. Se, sem poder fazer nada, ela quer dizer como deve-se pensar, como seria se tivessem o poder de impor algo? Se for aberto a possibilidade dela por uma única vírgula em um texto seu, ela definitivamente poria-a onde ela considerasse possível subverter tua ideia em favor da dela. E isto nada mais seria que um ato de justiça, haja visto que as ideias que ela defende são boas. Se as ideias que ela defende são boas por si só, porque não seria justo impô-las àqueles que não sabem quão boas elas são?

Meu caros, estabeleçam um limite. Se a sua bondade precisa ser imposta, ela não é boa. Se quer defender a democracia, aproveite para defendê-la sempre, não somente quando a democracia concordar com você.

Abraço!