Defender os direitos humanos não é ser de esquerda e nem de direita. Na verdade, o conceito de direitos fundamentais ultrapassam o que entende-se por essa polarização ideológica que está se acentuando no Brasil nos últimos anos. A história da promulgação desses direitos surgem após o término da segunda guerra mundial. Com a derrota do fascismo e nazismo entendeu-se que era necessário repensar um novo éthos onde independente da sua etnia, crença ou não crença você como simples ser humano pudesse ter direito a ser livre, viver em um estado com segurança, com educação, saúde etc. Aqueles que nunca leram nada a respeito recomendo os textos do ministro Barroso sobre a história dos direitos fundamentais e do filósofo Noberto Bobbio. O que acontece é que se faz um jogo de sofística para se dizer que esse conceito é apenas um "direito dos bandidos". Ademais, até mesmo os que comentem crimes possuem, sim, direitos de serem punidos dentro da vigência da lei e não de um regime de exceção pela vingança. Isso é tudo muito óbvio para aqueles que possuem educação e bom senso. Essa falsa compreensão é resultado de duas coisas: falta de escola básica de qualidade ou apenas má fé mesmo. É triste perceber que precisamos explicar o óbvio.