Cada um por si e o universo por todos

A grande verdade da existência e que muitos desejam ignorar é que, de fato, é cada um por si e o universo por todos!

Por mais que busquemos ajudar uns aos outros, oferecendo apoio de diversos tipos, não podemos tomar as rédias de vida alheia...por mais que isso ou aquilo, é a própria pessoa a única responsável por tudo o que ocorre ou deixa de ocorrer na vida ela.

Por mais que outras pessoas façam coisas ruins com a gente e exista a injustiça e tudo mais, foi de nossa total responsabilidade permitir que isso nos atinja.

O complicado é que muitas questões das quais permitimos que interfiram em nossa existência não são incluidas em nós de maneira consciente e, por isso, é tão fundamental expandir o nosso pensar, porque dessa forma podemos ter mais clareza de ocorrências que antes eram inconscientes e poderiam nos causar mal.

Um exemplo atual seria: por mais que exista o racismo e a discriminação racial, sabemos que ele só entra em sua vida se você permitir (consciente ou inconscientemente) e der atenção a essa situação. Sim, muitas vezes o atingimento é causado por uma flagilidade emocional...Mas, se você tem autoestima suficiente, alguém pode te discriminar do jeito que for que você seguirá firme e forte e sem lamentações e estagnações!

Então, o que fazer? Se fortalecer emocionalmente, sendo mais consciente de si? Ou ficar brigando com o mundo por causa dos fracassos pessoais?

Bom, eu prefiro expandir minha consciência e assumir a responsabilidade da minha vida, porque eu não tenho obrigação de mudar o planeta (em nem conseguirei fazer isso) e as condultas das pessoas...sendo bem consciente, posso no máximo influenciar um grupo de pessoas mais próximas e olhe lá...agora mudar a minha maneira de encarrar o mundo É MINHA TOTAL RESPONSABILIDADE!

Eu acredito que deverima ter programas sociais que ajudassem as pessoas a terem mais autoestima, autoconfiança, racionalidade, segurança...porque vejo muita fragilidade emocional nas pessoas.

Mais do que levantar a bandeira contra isso ou aquilo, eu faria com que as pessoas aprendessem a serem mais donas de si...a serem mais autônomas (claro que sem libertinagem)...Isso tudo, talvez, já mudaria muita coisa no mundo!

SerAlémdoÓbvio
Enviado por SerAlémdoÓbvio em 04/09/2018
Reeditado em 04/09/2018
Código do texto: T6439107
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.