Pareça inteligente ficando em cima do muro

É uma dica simples: não dê sua opinião ou mostre seu posicionamento, a não ser para criticar os erros possíveis nas ideias e ações do outro.

Como algo tão simples pode dar um efeito tão certeiro?

Primeiro que ao não se posicionar sobre coisa alguma e nem expor suas ideias, você não fica sujeito a críticas. Quando damos a cara a tapa, apresentando o que pensamos e dispostos a pagar o preço por isto, atraímos invejosos, discordantes, gente querendo aparecer as suas custas ou disposta a deturpar o que você disse em proveito próprio, entre outras misérias.

Segundo que quanto mais você se posiciona, mais riscos você corre de falar alguma coisa apressada, sem pensar ou que possa ser exemplarmente rebatida por outras pessoas. De cem coisas que disser, bastará falar uma para que alguém esqueça os 99 acertos e te julgue por uma besteira que falou.

Terceiro, falar o que pensa exige coragem tanto pelos motivos expostos, quanto pela segurança emocional exigida daquele que se dispõe a ser criticado, mudar de ideia ou deixar que as pessoas vejam suas imperfeições sem que isto te abale interiormente. Isto é para os fortes.

Quarto, se você só abre a boca para criticar os erros dos outros, enquanto evita de sair de cima do muro e se sujeitar a crítica, parecerá inteligente por acertar ao desvelar o erro do outro e por que ninguém te vê errar. Poucas pessoas vão perceber sua tática ou vão dizer que você não se posiciona: elas acham que sua crítica é um posicionamento claro, mas na verdade você esta só apontando erros e não dizendo qual a solução você acha melhor.

Quinto, é mais fácil criticar do que encontrar uma solução. Por isto nunca te faltará o que criticar e poderá levar os outros a confundir sua crítica com solução do problema. Você não propõe nada, por que não quer se arriscar e precisa manter a pose de inteligente - não erra, não diz bobagem, mas também não propõe nada...

Sexto, não apresente soluções. É arriscado ir contra a maré, contrariar o senso comum ou se sujeitar a críticas, objeções e oposições. Principalmente o esforço de defender uma tese e ter peito para levá-la as ultimas consequências, podendo errar feio e ser criticado por isto.

Sétimo, nunca elogie ou considere aspectos positivos nas ideias e atitudes dos outros. Esta é uma regra adicional, quanto menos forem reconhecidas as contribuições dos outros, menos evidente ficará que não contribui com nada. Isto é muito importante, minimize os feitos dos outros ou ficará evidente que você só critica e nada propõe.

Fora que nem tudo é perfeito, sempre há algo a se criticar, uma pequena chance de dar errado, a falta de garantias que uma ideia nova geralmente apresenta (pelo fato de ser nova mesmo), tudo isto pode ser explorado para detonar qualquer proposição ou solução que lhe tire do conforto do alto de um muro.

Aprenda a sabotar ideias dos outros com sarcasmo. As pessoas costumam a ser inseguras ao proporem algo novo, nunca tentado ou que tenha respaldo no grupo, então com deboches, ceticismo exagerado, pessimismo ou mesmo ataques a imagem da pessoa podem esvaziar as chances de alguém levar a sério uma ideia nova ou um posicionamento inteligente.

Com o tempo, sem dar ideia alguma ou propor alguma coisa, muitas pessoas começarão a pedir sua bênção antes de propor qualquer coisa. Neste momento, poderá, se for esperto, fazer parecer suas ou de colaboração sua, ideias e propostas que não ajudou a desenvolver.

Se der errado, não assume a autoria, pois realmente não tem. Se der certo, deixe claro que para dar certo foi fundamental uns "ajustes" que propôs. Pouco provável que alguém reclame caso sua influência seja fundamental para tornar a ideia legítima e aceitável em um grupo.

Algo muito comum para estes propósitos é criticar uma ideia que lhe foi apresentada. E depois propor a mesma coisa mas em termos diferentes. Invente defeitos e limitações na ideia inicial e reproponha como se tivesse sanado estas limitações "comprometedoras".

É possível que com o tempo, algumas pessoas vejam sua farsa, geralmente pessoas muito inteligentes e sérias no que fazem. Será preciso isolar estas pessoas, não envolvê-las no seu truque. Fuja de pessoas inteligentes o bastante para desconfiar de você e busque admiradores, puxa-sacos e pessoas inseguras o bastante para não desafiá-lo.

Siga estas sete regras e parecerá inteligente pelo resto da vida sem ter apresentado nada, construído nada de novo, sem ter proposto nada, inovado em nada e colaborado em nada com alguma coisa sequer que não tenha sido em proveito próprio.

P.S. Não estou propondo que as pessoas façam isto, mas estou expondo como muitas fazem para parecer o que não são se aproveitando de outras pessoas.

Wendel Alves Damasceno
Enviado por Wendel Alves Damasceno em 30/08/2018
Código do texto: T6435001
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.