Uma variável

Agora estou me sentindo como Raul Seixas cantando "Mamãe eu não queria". Não pelo fato de me sentir da mesma forma perante ao exército, mas sim pela suplicação, pelo desespero, pela falta de vontade para algo. Lembrando do colégio você pode lembrar do Delta lá na matéria de física. O delta ele significa variável, algo que não é constante. Até em exatas é provado que nada é exato, nada é preciso. Eu não queria ser humano, não queria ser um Delta. A diferença do humano para o robô é somente essa: O robô tem um padrão, tem um código binário, já o humano é variável e possui DNA. Comparação até que fraca, porém melhor resultado dos meus pensamentos.

Ser humano é ter consciência, ter noção do seus atos, poder fazer escolhas, ter sentimentos... Sentimentos... Isso é um grande problema, isso que nos torna variáveis. Sentimentos nos fazem atribuir um valor para coisas e pessoas diferentes. Um boneco para alguém pode ser somente um boneco, contudo um boneco pode ser tudo para outra pessoa. Do mesmo jeito que alguém possa ser um qualquer para alguma pessoa e outro alguém pode ser tudo para outra. Sentimentos fazem coisas se tornarem vazias e coisas se tornarem tudo.

O século XXI não é um bom século para sentir, para amar. O século XXI é o início da Era da Informação, tudo mais rápido e prático, tudo mais objetivo e direto. Cadê a aventura? Cadê a diversão? Tudo tem que ser o mais rápido possível ignorando sentimentos e tudo mais. Relacionamentos viraram algo vazio atualmente. Movidos por beleza ou por ficas. Amizades são de interesse. Por mais que do humano em si realmente ele faça tudo por interesse, que ao menos seja um interesse virtuoso! Tudo isto ficou tão vazio quanto o espaço relativo do núcleo de um átomo até sua eletrofera. Para quem acha que estou falando grego por entender física, sabendo que Plutão está a 5.909.000.000 km do Sol, temos que o elétron ficaria a uma distância do núcleo equivalente a 7,4 vezes a distância do Sol até Plutão. Enfim, ás vezes é melhor guardarmos isso tudo para nós, ou somos vistos como loucos na sociedade atual. Ter rancor é infantil. Ter segredos é necessário, porém ás vezes estúpido. Guardar sentimentos é errado. Fingir sentimentos é errado. Não ajudar ao próximo sendo individualista é errado... Mas nós fazemos isso tudo, sabe por quê? Porque temos medo de consequências, temos preguiça, temos receios. Conheci alguém que chegou ao ponto da vida que não queria mais viver, não queria mais existir. Fez tudo o que deu vontade sem pensar em consequências. Isso todos deveríamos fazer, mas não fazemos. Lembrem-se das palavras de Sérgio Britto na música Epitáfio "...Devia ter arriscado mais, e até errado mais, ter feito o que eu queria fazer...". Nem sei porque estou falando tudo isso, seria o sujo estar falando do mal lavado, eu faço tudo isso.

Vinícius Pimentel
Enviado por Vinícius Pimentel em 24/08/2018
Código do texto: T6429063
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.