ESTUDO LIVRO DE AGEU: PRIORIZE DEUS PARA ACABAR BEM
PRIORIZE DEUS PARA ACABAR BEM
Ageu 1
Introdução: Nesta série de estudo teremos a oportunidade de conhecermos mais sobre o Livro de Ageu que foi específico quanto ao ano, mês e dia de suas Mensagens. Segundo os teólogos as Mensagens do Livro de Ageu foram ditas no período de Agosto a Dezembro em 520 antes de Cristo (a. C.).
O Livro de Ageu insere-se no contexto do retorno dos judeus do exílio na Babilônia e a subsequente reconstrução de Jerusalém e do Templo. Foi por intermédio do ministério de Ageu (junto com Zacarias) que a reconstrução do Templo começou, sendo terminado e dedicado quatro anos mais tarde em 516 a. C. Nenhum outro profeta teve resultados tão diretos, imediatos e identificáveis como Ageu.
O nosso estudo dará ênfase ao tema: AGEU: DEUS EM LUGAR DO EU, e aprenderemos como O Senhor nos pede que analisemos os nossos caminhos (v. 5), examinando e refletindo sobre o nosso relacionamento com Deus (1ºCo. 11.28). Jesus deve ser honrado em nossas vidas sempre (1ºTm. 1.17). As demais prioridades tomam o devido lugar quando colocamos o Senhor em primeiro lugar (Mt. 6.33).
O Tema de hoje é: PRIORIZE DEUS PARA ACABAR BEM. E temos duas importantes atitudes a aprender hoje, a saber:
1. REVEJA AS SUAS PRIORIDADES
“Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas serão acrescentadas a vocês”. (Mateus 6.33).
• Reveja as suas prioridades e aprenda a discernir a Vontade do Senhor (Ef. 5.10), e assim fujas das insatisfações (v. 5) decorrentes de não consultar a Deus antes de tomar decisões (Pv. 16.3). E evites os fracassos e frustrações decorrentes de más INTERPRETAÇÕES da Vontade do Senhor (v. 2-3). Para discernir a Vontade do Senhor é necessário relacionamento diário com Deus;
• O Senhor nos pede que analisemos os nossos caminhos (v. 5). Rever os caminhos é examinar as nossas reais MOTIVAÇÕES no dia-a-dia. Peça que o Espírito Santo te revele se há dentro de você o pecado da cobiça, da ostentação dos bens, da insubmissão, do orgulho, da autossuficiência, da independência, da frieza espiritual (v. 2-3). Lembre-se de onde caiu! Arrependa-se e pratique as obras que praticava no principio. (Ap. 2.4).
2. REVEJA OS SEUS CAMINHOS
“EU o instruirei e o ensinarei no caminho que você deve seguir; EU o aconselharei e cuidarei de você”. (Salmo 32.8).
• Rever os caminhos é discernir em que lugar as nossas prioridades nos levaram (v. 5). Avalie se os teus caminhos se tornaram infrutíferos, insaciáveis, frios, e inúteis (v. 6), enfim, caminhos de morte (Rm. 6.23). Tudo isso como CONSEQUÊNCIAS do pecado e da frieza espiritual (v. 9-10), a vida toda ficou prejudicada (v. 11). O Senhor repreende e disciplina aqueles que ELE ama, seja diligente e arrependa-se (Ap. 3.19);
• Rever os caminhos é mudar a TRAJETÓRIA e obedecer a Voz do Senhor (v. 12). O Senhor está em nosso meio (v. 13) e nos encoraja a prosseguir (v. 14). Subamos, portanto, o monte da obediência (v. 8), com temor no coração (v. 12), para que o templo (que hoje é as nossas vidas (1º Co. 6.19-20)) seja construído (v. 9) e o Senhor se alegre em nós e seja glorificado;
CONCLUSÃO: Priorize Deus para acabar bem, e para tal, reveja as suas prioridades, questione as suas reais motivações e fuja das más interpretações da Vontade do Senhor. Reveja os seus caminhos! Mude a sua trajetória! E volte a obedecer a Voz do Senhor, para que não colhas o mal como consequência do pecado. Enfim, priorize Deus para acabar bem!