Por que temos resistência a mudanças?

A resistência a mudanças na minha opinião tem haver com nosso sistema de equilíbrio interno, denominado de homeostase ou homeostático: "que é a propriedade de um sistema aberto, seres vivos especialmente, de regular o seu ambiente interno de modo a manter uma condição estável, mediante múltiplos ajustes de equilíbrio dinâmico controlados por mecanismos de regulação interrelacionados. O termo foi cunhado em 1932 por Walter Bradford Cannon a partir do grego homeo similar ou igual, stasis estático".

Mais que sobreviver a mudanças, os sistemas complexos, precisam de homeostase para manter o equilíbrio interno. Além de sobreviver, estes sistemas devem ter capacidade (nós Homo sapiens:competência e habilidade) de se adaptar ao ambiente externo(novos paradigmas). Portanto, para os Homo sapiens uma questão que pode ser de sobrevivência biológica e de insegurança, manter o Statu quo ( da frase completa in statu quo res erant ante bellum, é uma expressão latina que designa o estado atual das coisas, seja em que momento for) parece ser mais cômodo!

É para refletir...Concordar ou discordar!

SylFer
Enviado por SylFer em 27/07/2018
Reeditado em 27/07/2018
Código do texto: T6401470
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.