Breve reflexão sobre a Linguagem (escritos do dia 24/07/2018) -- Álvaro Vinícius

Breve reflexão sobre a Linguagem

Escrito por Álvaro Vinícius de Souza Silva

O que é a Linguagem? Isso é uma pergunta de imediata provocação, haja vista a sua própria articulação na busca de um conceito que a defina. Posso entendê-la, ainda assim, como uma flexão de significados para o ajuste de uma condução emissivo-receptiva, que jorra de uma potencial amplitude simbólica que se encontra muito além de sua mecânica gramatical e da exigência consensual de seu proceder, isto é, dos protocolos de cada domínio expressivo.

* * *

De um ponto de vista menos superficial, além de uma concepção meramente acadêmica, pode-se perceber o fenômeno da linguagem como a manifestação de um campo de intenções, uma “egrégora” de potencias laços ou conexões da natureza da psique humana, na qual cada um se imanta numa “anamnese” contextual de modos e percepções. Por essa razão, a linguagem, quando reduzida às impressões de seus requintes, não passa de um espelho limitado do vasto território de interlocução entre as nossas consciências.

* * *

Álvaro Vinícius de Souza Silva
Enviado por Álvaro Vinícius de Souza Silva em 25/07/2018
Reeditado em 25/07/2018
Código do texto: T6399490
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.