"Você sabe que ele vai te bater de novo, não sabe?"

24 de julho de 2018

17:40

Eu trabalhei num programa de rádio voltado ao público feminino. O programa tinha um espaço para denuncias, e todos os dias recebíamos ligações mais ou menos assim:

- "Meu marido me bateu".

Então a apresentadora perguntava:

- E você já foi na policia?!?! E você já largou ele?????

E... digamos assim:

Em 90% dos casos, elas nada faziam. Nos outros 5%, elas diziam que tinham terminado/ido à polícia... mas, ligavam tempos depois dizendo que eles tinham "mudado" e portanto estavam juntos de novo.

Por fim, 5% das mulheres que ligavam, tendo sido agredidas pelos namorados/maridos, mantinham o afastamento, mantinham as denuncias e seguiam com suas vidas. Eu trabalhava nesta rádio em 2010.

Quando essas mulheres diziam coisas como: "Ele mudou", "Mas temos uma história", "Mas ele nunca tinha feito isso", "Mas ele é o pai dos meus filhos", "Mas eu ainda amo ele". A apresentadora do programa simplesmente dizia coisas como:

"Minha filha, você sabe que ele vai te bater de novo, não sabe?".

E era o que acontecia... era apenas questão de tempo. Elas sempre ligavam de novo, e sempre A AGRESSÃO TINHA SE TORNADO PIOR, e pior, e pior, e pior...

O amor muitas vezes se transforma em violência. Porém, a violência jamais retorna à condição de amor puro. É como um pulmão podre.