A crença em horóscopo ou signo não faz o mínimo sentido!

A crença em horóscopo ou signo não faz o mínimo sentido! Por quê? Porque cada pessoa é responsável por ser o que quiser ser.

Acreditar que todas as pessoas que nasceram no mesmo dia ou no mesmo mês em que eu nasci possuem as mesmas características e o mesmo temperamento que eu tenho é negar as experiências, o local de nascimento, o poder dos pais para educar seus filhos, a hereditariedade, a educação, a formação, os conhecimentos, as idiossincrasias, as peculiaridades de cada pessoa.

Acreditar que você combina com uma pessoa porque ela é de um signo específico é ilusão e ingenuidade. É acreditar que você não possui poder sobre si mesmo. É acreditar que as pessoas são determinadas a serem o que elas não escolheram ser.

Ora, cada pessoa é única. Nunca haverá, neste mundo, nem em outro mundo, uma pessoa igual a você. Nunca haverá, neste mundo, nem em outro mundo, uma pessoa igual a mim. Ninguém sentirá igual a mim. Ninguém pensará igual a mim. Deus fez cada pessoa diferente de todas as demais. Até os gêmeos são diferentes na maneira de sentir, reagir, pensar, viver, olhar, ser. Ninguém terá as mesmas experiências que eu tive e terei. Ninguém reagirá igual a mim. Ninguém escreverá, nem falará igual a mim. Obs.: Eu não estou estabelecendo juízo de valor. Há pessoas que entenderão esse "igual a mim" como sentimento de superioridade em mim. Há pessoas que verão um juízo de valor nisso, o que não há.

Quando eu digo "sabedoria", por exemplo, cada pessoa entende uma coisa diferente. Quando eu digo "amor", cada pessoa interpreta essa palavra de um modo diferente. Quando eu digo "felicidade", cada pessoa interpreta de acordo com o seu jeito de ver as coisas.

Eu não tenho signo ou horóscopo para me definir. Sou eu que me defino com as minhas experiências, os meus atos, os meus pensamentos, sentimentos, trabalho, os livros que leio, os amigos que tenho. Os meus amigos, por exemplo, não são todos os mesmos amigos de ninguém. Eles são amigos de outras pessoas, mas todos os meus amigos não são os mesmos amigos de nenhuma outra pessoa. Cada pessoa tem uma história diferente das demais pessoas, e cada pessoa tem características específicas que a fazem ter certos amigos. Acreditar em signo ou horóscopo é negar tudo o que eu já disse e a liberdade de cada pessoa ser o que quiser ser.

Se você quiser, você será agressivo. Se você quiser, será gentil. Se você quiser, você será compreensivo. Você será o que você quiser ser. Você terá o seu coração cheio do que você quiser: ódio, raiva, inveja, egoísmo, rancor, ressentimento, amor, ternura, compaixão, solidariedade, piedade. Nada disso ficará em você, se você não o quiser. Você não amará ninguém, se você não o quiser. Você não odiará ninguém, se você não quiser odiar. É você quem se faz. Você amará ou odiará quem você quiser amar ou odiar, e ninguém ficará no seu coração se você não quiser que fique. Você não é determinado por nenhum signo ou horóscopo. É você quem decide o que você vai ser. Sartre disse, e eu concordo: "Não importa o que fizeram de você. O que importa é o que você vai fazer com aquilo que fizeram de você".

Texto escrito em Pastos Bons/MA, no dia 21 de julho de 2018, por Domingos Ivan Barbosa.

Domingos Ivan Barbosa
Enviado por Domingos Ivan Barbosa em 21/07/2018
Código do texto: T6396280
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.