SER & ESTAR Amigo
Embora o verbo SER e ESTAR permutem muitas vezes os mesmos ofícios nas contexturas das expressões, existe uma linha tênue que os discerne desmedidamente...
Essa diferença reclama, para seu entendimento, uma consciência desperta às críticas do compreendimento do amor.
Recentemente assisti um filme que explana um plectro incitando bem essa compreensão:
“Quando você gosta de alguém...Você gosta por ALGO OU ALGUMA COISA...por ALGUM MOTIVO por ALGUMA CAUSA que lhe agrade...
Mas...Quando você ama...Você ama “APESAR DE”...Ama apesar dele(a) ser difícil, talvez chato...Besta...Ama apesar das brigas, das dores...Das tristezas...Ama apesar dela estar gordinha ou dele ser desengonçado...AMA APESAR DE TUDO.
Essa consciência é empregada em todos os escopos que ensejam quaisquer relacionamentos nas jornadas de nossas vidas...Quando irromper-te os receios e indefinições do que realmente sentes, interpele vossa consciência não no que te agradas no alvo do teu gostar...Mas no que te faz superar os “apesares de” e, ainda sim, continuar gostando.
Todos anseiam TER amigos...Mas a proporção daqueles que aspiram SER amigo, faz-se diminuta...É uma conta inconciliável, que só revela a pequeneza dos nossos sentimentos...Amar quando os ensejos do amor te agrada...É tão somente algo conveniente, amar mesmo quando a face do amor faz-se em desalentos – É o mesmo que ganhar um atestado de que amas verdadeiramente.
Eis aí a notável diferença do SER & ESTAR...A qualidade do real amor/amigo habita no verbo SER. Não é necessário marcares presença, fazer-te tangível aos olhos dos teus bem quistos para confirmares teus sentimentos...E deles só tomares relevâncias se os mesmos forem correspondidos...Nisso, você apenas ESTAR AMIGO...Mas quando adentras na consciência do “apesar de”, onde intempéries diversas são as que marcam presença...E nesses labores ver-te amando mesmo ante as dores que erigem nestes percalços...É aí que abrenhas em plenitude no entendimento SER AMIGO.