ANANIAS – MARCANDO VIDAS A MANEIRA DE DEUS

ANANIAS – MARCANDO VIDAS A MANEIRA DE DEUS

Atos 9.1-17 e Atos 22.6-16

Introdução: Existem pessoas que marcaram a nossas vidas seculares para sempre, pois foram vitais, e se tornaram inesquecíveis para nós. Quais são as três pessoas que marcaram a sua vida para sempre?

Todos nós já ouvimos Mensagens do apóstolo Paulo, e já lemos todas as Cartas que ele escreveu para as Igrejas, ou pelo menos porções dela. Enfim, conhecemos muitas coisas da vida de Paulo, e sabemos o quanto ele foi usado nas Mãos do Senhor, e o quanto ele foi fiel a Cristo até a morte.

O apóstolo Paulo deixa claro em suas Cartas que ele conhecia muitas pessoas, e algumas ele tinha um grande carinho, que é o caso de Lucas (autor do Evangelho). Mas, o discípulo chamado Ananias, cujo nome significa: Deus é misericordioso, marcou a história do apóstolo para sempre. Ananias é citado duas vezes na Bíblia, as duas no Livro de Atos, a primeira no capítulo nove onde relata a conversão do apóstolo Paulo, e a segunda quando o próprio apóstolo o cita em seu testemunho relatado no capítulo vinte e dois.

O tema de hoje é: MARCANDO VIDAS A MANEIRA DE DEUS. E aprenderemos com Ananias duas importações ações que devemos ter para que sejamos canais de bênçãos na vida de outras pessoas para a glória de Deus, a saber:

1º AÇÃO: VIVA O EVANGELHO DE JESUS COM SIMPLICIDADE

“De nada vale ser circuncidado ou não. O que importa é ser uma nova criação”. (Gálatas 6.15).

• Viver o Evangelho de Jesus com simplicidade é voltar aos PRINCÍPIOS bíblicos e descomplicar a vida cristã, pois o viver o Evangelho com simplicidade está firmado em dois importantes mandamentos: amar a Deus acima de todas as coisas e ao próximo como a si mesmo (Mt. 22.37-39). Simplicidade não significa superficialidade ou mundanismo, pelo contrário o viver o Evangelho com simplicidade nos aproxima do Pai Celestial e nos faz fervorosos na oração e sensíveis para ouvir a Voz do Senhor (At. 9.10);

• Viver o Evangelho de Jesus com simplicidade é ATRAENTE para os de fora, e inspirador para outros irmãos em Cristo (At. 22.12), O viver o Evangelho com simplicidade nos faz abandonar as máscaras da perfeição, e passamos a reconhecer as próprias imperfeições e limitações (At. 9.13), e abandonamos também o olhar arrogante e crítico em relação à vida e ao ministério dos outros (At. 9.15-16);

2º AÇÃO: TESTEMUNHE O EVANGELHO DE JESUS COM PRONTIDÃO

“Mas receberão poder quando o Espírito Santo descer sobre vocês, e serão minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judéia e Samaria, e até os confins da terra”. (Atos 1.8).

• Testemunhar o Evangelho de Jesus com prontidão é vencer a insegurança e ser obediente ao Senhor independente dos perigos (At. 9.13). O ANDAR com Deus diário nos dá a segurança necessária para obedecer ao Pai Celestial, na certeza que foi ELE quem mandou (At. 9.10). Esta certeza nos leva a fazer a obra com ousadia (At. 9.17), Clareza (At. 22.14-15) e Objetividade (At. 22.16)

• Fazer a obra de Jesus com excelência é se limitar a fazer somente aquilo que o Senhor lhe PEDIU para fazer (At. 9.11-12 e 17), portanto não tente tirar as escamadas dos olhos alheios sem a autorização do Senhor, para que não atrapalhe o agir do Senhor (At. 9.18). Prontidão aliado ao bom senso e dependência do Senhor é fundamental para fazermos parte da obra que o Senhor está realizando em nossos dias;

CONCLUSÃO: E agora, que está esperando? Levante-se... (At. 22.16). Viva o Evangelho com simplicidade, vivendo os princípios bíblicos para que o Evangelho seja atraente para os de fora. Levante-se... (At. 22.16). E faça com ousadia, clareza e objetividade o que o Senhor lhe pediu para fazer. Pois: “Não fomos feitos com outro propósito senão o de ajudar as outras pessoas a chegar a DEUS e proclamar a glória de DEUS".

O Pastor
Enviado por O Pastor em 12/07/2018
Código do texto: T6388390
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.