Amigos

Ninguém tem muitos amigos. Quem pensa ter muitos amigos está enganado. Mas essa verdade não é razão para ficarmos tristes, pois a amizade só pode ser cultivada entre poucos.

Temos muitos conhecidos. Há pessoas que simpatizam conosco. Há pessoas que nos admiram. Há pessoas com as quais estabelecemos uma boa convivência, um bom relacionamento. Amizade, porém, é algo mais íntimo. A amizade é união de corações e mentes.

De um amigo de verdade, você não tem medo; você não tem medo de discordar dele; ele não tem medo de discordar de você. No entanto, há respeito, não há concorrência para saber quem está certo e quem está errado. Um sabe escutar o outro. Não há disputa de nada.

Um amigo de verdade confia em você; não duvida de você; não tem inveja de você; não se sente superior nem inferior a você; não importam seus níveis de estudo, suas posições religiosas, ou suas posturas políticas. Não importa quem estudou mais, ou quem estudou menos, pois amizade não depende disso.

Triste e lamentável é ser incapaz de ser amigo. A amizade só pode existir entre pessoas boas, verdadeiras.

Há muitas pessoas das quais eu poderia ser amigo, se tivéssemos tempo suficiente para cultivar a amizade. Obs.: Não falo de nos ver toda semana ou todo dia; não é isso. Mas amizade precisa de tempo para o conhecimento um do outro, assim como o amor. A amizade, na verdade, é uma forma de amor.

A amizade depende de raízes, afinidades. Ocorre que, mesmo distante de uma pessoa, vocês podem ser amigos, dependendo de suas raízes e afinidades. Ocorre que você pode conviver vários anos com algumas pessoas, além de serem parentes, mas não ocorre a amizade: os mundos são muito diferentes, até opostos.

A amizade depende da simplicidade dos amigos. Não é necessário concordar sempre com alguém, mas, mesmo discordando, o horizonte deve ser o mesmo. Não importam as maneiras de pensar. Mas, no essencial, os amigos concordam. Por isso, são amigos.

É impossível que eu seja amigo de alguém que zomba de quem quer que seja. Não sou melhor, nem pior do que ninguém. Eu tenho experiência disso. Algumas vezes, eu vi pessoas zombando de outras pessoas. Alguém que zomba de pobre não pode ser meu amigo, pois nossos mundos se chocam. Quase toda a minha família é pobre. As minhas raízes são pobres.

Quem zomba de pessoas consideradas feias pela sociedade não pode ser meu amigo. Quem não perdoa não pode ser meu amigo. Ora, eu erro, eu sou limitado. Quando eu vejo alguém dizendo que não perdoa certas pessoas, eu já me coloco no lugar daquelas pessoas que não são perdoadas. Quem não perdoa é quem mais erra. Erra por não reconhecer que errou e erra, além de errar também por não perdoar, que também é um erro. Quando eu vejo alguém zombando de alguém, eu me coloco no lugar de quem é objeto de zombaria. Não confie em quem não perdoa, principalmente quem não perdoa aos compadres, às comadres, aos primos, primas, ou outros parentes. Não confie em quem zomba de pessoas.

Os amigos se conhecem, respeitam-se, ajudam-se, natural e espontaneamente. A amizade é um tesouro fundamental. É muito bom ser amigo e ter amigos.

Texto escrito em Pastos Bons/MA, no dia 23 de junho de 2018, por Domingos Ivan Barbosa.

Domingos Ivan Barbosa
Enviado por Domingos Ivan Barbosa em 23/06/2018
Código do texto: T6371665
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.