Só é bom o que tem amor

Você nunca vai saber o que é a verdade se você não conhecê-la, não ousar, não acreditar, não se entregar. A vida é incompleta apenas com teoria. As teorias podem estar certas ou erradas. Somente a experiência poderá comprovar ou refutar uma teoria.

As dúvidas fazem parte do percurso da vida, mas, durante a vida, devemos solucionar dúvidas. Outras dúvidas surgirão, o que é normal, pois sempre teremos dúvidas. O medo é normal, mas o importante é não ter medo de enfrentar o medo.

O que seria se...? O que será se...? É preciso ousar, confiar. Ninguém amadurece se não ousar, se não enfrentar o medo, as dúvidas. Muitas pessoas deixam o medo e as dúvidas lhes paralisar.

A Filosofia não existiria se não houvesse dúvida, mas a Filosofia busca o conhecimento, a verdade e a sabedoria a partir das dúvidas. São as dúvidas que impulsionam o pensador à vida. As dúvidas não devem nos paralisar, mas nos levar à descoberta da verdade.

Conselhos? Devemos ouvi-los. Mas ninguém vai viver por mim, sentir por mim, ser feliz por mim, pois ninguém pode. Não se aprende apenas ouvindo conselhos. Muitos pais, por exemplo, desejam certas profissões para seus filhos, mas essas profissões não são as vocações dos filhos. Os conselhos dos pais são bons, mas, muitas vezes, não são os conselhos cujas realizações são as realizações dos filhos. Muitas vezes, precisamos seguir os conselhos de pais e amigos. Outras vezes, porém, devemos seguir o contrário. Como saber o que devemos seguir? Não é fácil saber. No entanto, o "lugar" para o qual desejamos ir é mau? Se não for mau, por que não seguir o nosso âmago?

Só é bom o que tem amor. Só é bom o que é transparente. O que se esconde é doença ou mau. Mas doença também é um mal e algo mau. Se for doença, devemos e podemos curar.

Domingos Ivan Barbosa
Enviado por Domingos Ivan Barbosa em 20/06/2018
Reeditado em 20/06/2018
Código do texto: T6368940
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.