Festas juninas

Nas festas juninas temos muito o que festejar

dançar forró pé - de- serra, xote, xaxado e baião até o dia clarear.

Os santos são personagens fundamentais que fazem parte da tradição da cultura nordestina . Primeiro vem santo Antônio conhecido por todos como o santo casamenteiro. Depois temos o São João em que os festejos são arretados de bão. Nesse dia acendem fogueiras, soltam chuvinha e até balão, dançam quadrilha se vestem a moda caipira, as meninas com vestido de renda e chita e usam chapéu de fita, os meninos com camisa xadrez e chapéu de palha.

Não podemos deixar de fora o São Pedro, outro santo popular, mas que não é especialista em casar, a quem também temos o costume de homenagear.

Nas festas juninas comidas típicas é o que não pode faltar:

milho, canjica, paçoca, pipoca, pamonha, amendoim e tapioca.

E para esquentar o frio acende-se a fogueira para se aquecer e um delicioso quentão para entrar no clima do São João. E depois é só animação muito forró, arrasta pé e curtição.

Dança velho, menino e menina, dança sanfoneiro , rico ou pobre e até pião na melhor de todas as festas do nosso sertão.

É a melhor festa do ano tem muita alegria e animação .

Só que durante as comemorações tenham bastante cuidado!

Não soltem balões! Preservem o meio ambiente e se divirtam de montão!

Vamos então pular fogueira, degustar comidas típicas, dançar quadrilha e beber um bom quentão.

Viva São João!

Valdizia Barros
Enviado por Valdizia Barros em 18/06/2018
Reeditado em 21/06/2018
Código do texto: T6367368
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.