SER HUMANO: PROJETO INACABADO (UM DESABAFO)

Ser gente é complicado...

Se você lamenta seus problemas, sempre há alguém com um problema maior do que o seu. E aí você percebe o quanto é egoísta, imediatista, materialista... a LISTA é grande!

Se você tenta facilitar, simplificar; esbarra na burrocracia. Ou na inércia obtusa de quem tem um cargo mais elevado que o seu e até poderia resolver a situação, mas devolve o abacaxi pra você por que “descascar abacaxi é função de quem tem nível médio” (não que a pessoa fale nesses termos, mas suas atitudes demonstram isso). Mesmo vendo que você tem uma plantação inteira de abacaxis pra colher, descascar, etc.

Se você responde na lata, é mal educado (a).

Se não responde, é coitado (a), os outros fazem o que querem.

Se você faz bem seu trabalho, é puxa-saco da chefia.

Se não faz, está só ocupando espaço e ainda atrapalhando o desenvolvimento da equipe.

Se você tenta desabafar seus problemas, ninguém tem paciência pra te escutar (e alguém ainda sabe o que é paciência hoje em dia?). Ou: você aí, chorando pitangas, enquanto o vizinho tem uma jaca pra descascar!

Se você não houve os problemas dos outros, é ingrato (a). Se ouve, é só por que pretende contar os segredos no café da equipe.

Se você está sozinho (a), é solteirão, encalhada, ninguém te quer nem pagando bem.

Se você namora, aproveita, furunfa.... é (pobres animais, que nada tem a ver com a situação e o comportamento!) galinha, piranha, veado... Vai pegar AIDS ou produzir um filho na próxima gandaia.

Se você é casado (a), suspira pela liberdade de solteiro (a).

Se você é solteiro (a), chora pela solidão do espaço na vida e na cama.

Ser gente é tão complicado e o ser humano é um troço tão sem noção, que Deus nunca pensou em retomar o projeto, tentando aperfeiçoá-lo.