Série: Famílias na Casa do Oleiro: QUESITO HARMONIA, NOTA?

QUESITO HARMONIA, NOTA?

Isaías 64.8 e Tiago 1.19-20

Introdução: Neste mês de maio celebramos o mês da família, e por este motivo iniciamos uma nova série de mensagens chamada: Famílias na Casa do Oleiro.

Existem hoje, muitos livros, seminários, canções, e muitos cursos falando e nos ensinando como devemos viver em família, e nos mostrando caminhos para que nós alcancemos uma família abençoada e feliz.

Hoje, veremos um ponto importante neste processo de sermos aperfeiçoados na Casa do Oleiro, sendo que neste processo nós somos o barro e o Senhor é o Oleiro. O tema de hoje é: Quesito harmonia, nota? Qual nota você daria para a harmonia de sua família? É possível vivermos em harmonia em nosso relacionamento conjugal e familiar. Mas, para isso é necessário atentarmos para o Texto Bíblico de Tiago 1.19-20.

Aprenderemos hoje, duas importantes atitudes para alcançarmos a harmonia dentro de nossos lares, a saber:

1º ATITUDE: TENHA MUITA CALMA NESSA HORA.

“Quando vocês ficarem irados, não pequem”. (Efésios 4.26).

• Famílias nas Mãos do Oleiro conquistam a harmonia, pois em Cristo aprendemos a examinar a nós mesmos (1º Co. 11.28), e com humildade reconhecemos nossas próprias falhas e limitações, pois isso agrada ao Pai (1º Pe. 5.5). Nas Mãos do Oleiro aprendemos a controlar os nossos impulsos (Ef. 4.26), e a desenvolvermos o fruto do Espírito Santo: DOMÍNIO PRÓPRIO (Gl. 5.23);

• Famílias nas Mãos do Oleiro conquistam a harmonia, pois temos Cristo como EXEMPLO, e devemos seguir os Seus Passos, e ELE nos ensina que não devemos revidar, fazer ameaças, nem retribuir mal com mal, insulto com insulto (1º Pe. 2. 21-23). Em nossos lares devem ser encontrados o amor e a misericórdia (1º Pe. 3.8-9). Pois, já crucificamos o velho homem, e devemos nos revestir de novos sentimentos em Cristo (Cl. 3.12);

2º ATITUDE: SEMEIE BOAS SEMENTES

“E não cansemos de fazer o bem, pois no tempo próprio colheremos, se não desanimarmos”. (Gálatas 6.9).

• Nas mãos do Oleiro quebramos paradigmas em nossos lares, e colocamos em prática princípios simples e profundos como: ouvir e ser tardio no falar. A harmonia nos ensina a importância de sermos tardios no falar (v. 19) Se queremos ser FELIZES em família devemos guardar a nossa língua do mal (1º Pe. 3.10), e estar pronto para ouvir sem julgar e/ou condenar (v. 19 e Tg. 4.11-12). A harmonia familiar nos mostra a importância de ouvir cada membro da família, desenvolvendo empatia, respeito e amor;

• Nas mãos do Oleiro cada membro da família tem a oportunidade de se tornar um semeador de boas sementes (Gl. 6.9-10). Todos são responsáveis em desenvolver a harmonia familiar, e todos devem contribuir com boas sementes. Entre todas as sementes, a principal é a Palavra de Deus, afinal é a PRESENÇA do Oleiro Jesus Cristo que gera a harmonia nos lares (v. 20). Não canse de fazer bem, não desanime, pois quem semeia boas sementes terá uma excelente colheita familiar (Gl. 6.9).

CONCLUSÃO: No quesito harmonia qual a nota de sua família? Para que tenhamos a harmonia em nossas famílias precisamos seguir o exemplo de Jesus, pois somente em Sua Presença desenvolvemos o domínio próprio tão necessário para que sejamos tardios no falar, lentos no irar e prontos no ouvir, princípios vitais para que sejamos felizes em nossas famílias.

O Pastor
Enviado por O Pastor em 10/06/2018
Código do texto: T6360548
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.