O que é ser “politizado”?

Antes de responder essa pergunta relembremos o que é cidadão: “indivíduo que, como membro de um Estado, usufrui de direitos civis e políticos por este garantidos e desempenha os deveres que, nesta condição, lhe são atribuídos.”. Em outras palavras, cidadão é a pessoa consciente de seus direitos e deveres.

Então ser politizado, sem maiores enfeites, subterfúgios e devaneios, significa “ser cidadão”.

Mas alguns entendem que ser politizado é dormir pensando em política, acordar com o pé na política, tomar café com política, levar as crianças na escola para ela aprender politica, discutir política com os colegas de trabalho, etc.

Esses entendem que tudo começa e termina com política e o mundo tem que ser visto com uma lente chamada política que por sua vez tem um filtro chamado ideologia.

Tais pessoas são as doutrinadas e não conseguem ver em si próprias que, como pessoas simples que somos, no fundo, nossa vida pode ser bastante feliz sem interferência de interesses que sabemos muito bem, estamos “carecas de saber”, não são os nossos.

Portanto, abandonemos esse modo enviesado de viver, servindo de guarda-costas para os que querem apenas nosso sangue.

Em resumo, não sejamos tão “politizados” a ponto de não sentir a “lâmina que nos rasga a carne”.

Argonio de Alexandria
Enviado por Argonio de Alexandria em 10/06/2018
Código do texto: T6360324
Classificação de conteúdo: seguro