A CULPA É DA TECNOLOGIA!

"Com o acesso à tecnologia o homem se envaideceu e se esqueceu que era homem. Com a aplicação dela, considerou-se quase um semideus. Sua repercussão fêz-lo sentir-se um deus num corpo de homem.

Ao passo que a sua capacidade superou-se, o seu orgulho cresceu, e com a sensação do poder dada pela tecnologia ficou refém da máquina para sempre configurando suas condutas.

Trocou as amizades pelos grupos de bate-papo, as saídas no fim da tarde, pelas tecladas, deixou de relacionar-se cara a cara preferindo o mundo virtual. E assim foi, quando percebeu, não percebeu, passava mais tempo na INTERNET do que noutro lugar, não se deu conta que ela já fazia parte da sua rotina e desconfigurara de vez a sua vida, que vida?Perdera, não sabia mais a sensação de sentir o outro, dando vazão a fotos e vídeos em seu lugar. E vivia só, com a máquina.

As redes sociais já faziam parte de sua rotina, era a nova integrante da família. Não sabia bem quem, acho que alguém melhor que mamãe, porque não vivia sem. Água podia faltar, dinheiro também, mas acesso wi-fi de jeito nenhum. Alguns minutos sem internet constituíam num martírio, era sentido como se fossem horas. Ficar um dia sem teclar? Nem pensar.

E o wathssap, tal qual um diário, roubou-lhe as noites de sono, a companhia do amigo presente, o abraço carinhoso, o beijo caliente. E, nesta substituição do homem pela máquina, o acesso se tornou um vício, mais que uma conduta, um crime, servindo de álibi ou mesmo ferramenta para expulsar o amigo chato, o namorado infiel, a presença indigna, e, com apenas um clique você aceita ou exclui alguém da sua vida. E, também com um clique você eleva ou abate a sua conta do banco, incentiva ou denigre a imagem do outro, estimula ou deturpa o comentário do colega. E, mesmo sem saber se é verdade, compartilha assuntos que lhe são pedidos pelos amigos de determinado grupo. Ah, de quantos grupos você faz parte mesmo? Incontáveis, mas não importa, o que vale é participar, se engajar. E viver uma vida de aparência, de ostentação sem conseqüências.

E, na mesma rapidez, você se infecta de vírus e propaga o pensamento do outro, a quem você nem mesmo conhece. Ao passo que tudo é lindo e atrativo, tudo é mentiroso e deturpado, como num efeito cascata. Por isso, perceba-se, não se deixe enganar. A Internet não é terra sem lei, e pode influenciar, constituindo-se num dilema principalmente, para os que brincam com coisa séria, se expõem indevidamente, mentem ou criticam algo.

O mundo virtual não é um diário e você é monitorado sempre. Os mesmos crimes praticados no meio físico, social, são configurados neste ambiente: a injúria é a mesma que você pratica na rua quando xinga o seu amiguinho, a calúnia, e a difamação, também.Não seja tonto. Tudo o que diz, faz ou fala fica gravado, pode ser usado contra você, e, ainda que sejas ‘especialista’ em informática, no sistema digital, todos são identificados, você é conhecido e todos os teus passos são decisivos, te trarão conseqüências, mas podes escolher: se boas ou más.”