Democracia, nós falhamos contigo.
Desculpa, mas declaro falida a democracia brasileira.
Não, ela não falhou conosco, nós falhamos com ela.
No momento em que pedimos a volta da ditadura, da monarquia ou quando idolatramos um politico, estamos reafirmando a ineficiência da democracia. Estamos entregando de bandeja nossa liberdade em prol de alguma especie de messianismo politico. Estamos dizendo que a democracia, aquela que vai além do voto, que permite dialogar, debater, pensar, discordar da forma como a gestão politica funciona, não nos serve. Preferimos mil vezes, vivermos enjaulados com um grupo de lideres nos dizendo o que fazer do que pensarmos por nós mesmos.
E, não seria essa o fruto da educação brasileira?
Aquela que deveria produzir intelectuais e independentes, mas produz operários que precisam ser dirigidos e só trabalham embaixo de chibatadas?
Nossa politica é elitista e déspota. Tem dúvida?
Veja quantos do congresso envelhecem e são substituídos por seus filhos e netos e se alguém de uma comunidade se torna vereadora e aponta as falha desse sistema, é assassinada e silenciada.
CHEGA!!!
Nós não podemos e devemos abrir mão do nosso direito de voto e de voz. Não podemos abrir mão da nossa liberdade de pensar a melhor forma de gerir os recursos que saem do nosso bolso. Não podemos abrir mão da possibilidade de mudar as coisas porque nos encontramos desencorajados e desesperançosos.
É exatamente nesse momento que devemos parar e acreditar em nós. Como brasileiros. Como cidadãos. Como homens livres para pensar e raciocinar.