BOLO? SÓ SE FOR COM VAIDADE

Dizem que casa de avó é local de engorda, talvez realmente seja, mas quem nunca foi na casa da avó só pra tomar um café, comer alguma coisa ou até mesmo almoçar? Comigo não foi diferente.

Por mais que meu peso não desejasse comer, meu coração não resistia aquele sorriso vaidoso e aquela voz mansa que sempre dizia: -Tem bolo, come um pedaço. Quer que eu faça um café? - Eu particularmente odiava café, mas quando se tratava do café dela era diferente. O cheiro, o gosto e até mesmo a forma que ele fervilhava no pequeno bule tinha algo em especial. Talvez seria o amor com que era feito, ou a forma simples com que ela roçava os pequenos dedos sobre o seu vestido preferido - Ela amava aquele vestido - de certa forma tudo contribuía para que o seu café fosse perfeitamente gostoso.

Naquela tarde não foi diferente, ela estava linda toda arrumada, batom na boca e cabelo solto. Lembro-me perfeitamente dela alimentando suas galinhas e sobre os passos contados centímetro por centímetro caminha em minha direção.

- A benção Vó - Eu sempre dizia isso distraído, enquanto ela me olhava com aquele mesmo sorriso, um sorriso que nunca saia de seu rosto. A não ser quando aprontávamos na criancice. A conversa não foi longa, falamos sobre meu pai, ela brigou com a novela - se eu não me engano a novela era "Da Cor do Pecado" - olhou para mim e disse a sua famosa frase: - Wallisson, tem bolo em cima do balcão do armário come. Olha se tem café também.

Foi a ultima vez que ouvi aquela frase, na semana seguinte ela foi ao médico. Visitei ela uma ou duas vezes depois disso, talvez por conta da correria do dia-a-dia, ou talvez por que eu me recusava a vê-la doente. Queria preservar aquele momento em que ela sorriu e disse: - Deus te abençoe.

Essa é a unica memoria que me permito ter, não compareci ao velório, nem mesmo estava presente como os demais netos. Talvez lá no fundo eu sei que não foi a falta de ônibus ou até mesmo o fato dela ser sepultada mais cedo do que eu poderia imaginar, talvez eu apenas não quisesse ir. Não por ser um neto péssimo ou um homem sem sentimento algum, talvez eu tenha criado mediante aos acontecimentos uma justificativa para guardar aquele sorriso comigo e permanecer com aquela lembrança, somente com aquela lembrança..

Naquela tarde por um motivo medíocre, eu pela primeira vez na minha vida, recusei aquele bolo.

by: Wallisson Antoni Batista.

ANTONI, Wallisson 04/10/2013 10:16 am

Scalabrine
Enviado por Scalabrine em 26/05/2018
Código do texto: T6346745
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.