Qual é o seu legado?
Quando você se sentir abichornado diante das vicissitudes desta vida, não 'baixe a cabeça'; 'não desista'. Ao invés disso, agradeça ao Criador pela dádiva da vida! Pense comigo: Neste exato momento tu podes estar tendo uma nova chance de ser feliz, de fazer tudo certo, de tentar novamente. Enquanto outra pessoa que gostaria de ter essa oportunidade, não tem mais. Queria abandonar os 'clichês', mas eles vem à tona de qualquer jeito: 'Devemos ser felizes agora!'. O amanhã é incerto! Existem pessoas que vivem num ócio total, e depois ficam reclamando da vida: 'Nossa, que dia entediante!'; 'Minha vida é muito chata, não aguento mais'. Enquanto poderiam estar fazendo alguma coisa para mudar este quadro. Decerto, a mudança deve partir de nós, primeiro! Percebo que o nosso maior erro é ficarmos exigindo muito e agirmos de menos. De maneira cabal, o ser humano só muda quando lhe convém mudar! Temos aquela velha mania de dizer: 'Ah, mas alhures tudo era diferente!'; 'As pessoas eram assim e assado'... Criamos subterfúgios para tudo! E o pior, nos escondemos debaixo dessas desculpas. É necessário abandonarmos velhos hábitos e nos tornarmos pessoas mais completas, que possuem uma paixão tórrida pela vida, e que saibam fazer de pequenos instantes, momentos únicos e especiais. O que torna a nossa vida mais maravilhosa é a forma como lidamos com ela! Temos o poder de transformarmos um dia incrível em um dia péssimo, ou vice-versa. Contudo, estamos tão acabrunhados por dentro que não conseguimos 'colocar um brilho' nos olhos, despertar o 'encantamento pela vida'. Os dias são tão 'carregados'; as pessoas mal conversam pessoalmente e, se o fazem, mal olham uma no rosto da outra. Pode-se afirmar que não é mais nem um 'monólogo', visto que nenhuma das partes se propõe a falar. No mundo caótico em que vivemos hoje, a comunicação foi substituída pelo individualismo. Cada um fica no seu quadrado. Inelutavelmente, tornamo-nos escravos de um mundo que pensa e age por nós. Estamos retrocedendo! E a pergunta é: Quando iremos perceber tudo isso e fazermos uma introspecção? Daqui a algumas horas, depois, amanhã, quando der, quando eu achar pertinente? ... De uma coisa eu tenho certeza: O futuro é claudicante e a nossa existência também, se for para tomar alguma decisão ou fazer algo, que seja HOJE! AGORA! O mais importante não é o seu legado material neste mundo, e sim as suas atitudes perante você mesmo e as outras pessoas. Que elas lembrem de você pela sua essência... E não pelo seu título ou pelas coisas miraculosas que você fez. Ser lembrado por quem de fato você é sempre será a sua maior herança. Pense nisso!