Vida, morte, tempo...

É engraçado como Deus usa das coisas simples para nos lembrar sobre aquilo que é realmente importante em nossas vidas e nem sempre nos damos conta disso.

Hoje à tarde, após uma forte chuva com vento, eu deixei um pouco os meus estudos de lado e fui separar o gado como costumo fazer cotidianamente. Então, enquanto eu realizava o serviço, encontrei um pássaro morto no chão o qual provavelmente não resistiu ao temporal e veio à óbito.

Aparentemente isso é apenas um fato corriqueiro e banal, sem grande importância para a grande maioria das pessoas, mas não deveria ser assim. Sempre devemos refletir sobre a vida! Mas, quando nos encontramos com a morte, mesmo que de modo indireto, deveríamos refletir com mais atenção ainda.

Durante nossa caminha neste planeta nos preocupamos com muitas questões: emprego, desentendimentos, contas a pagar, estudos, brigas, dinheiro, problemas, problemas e... mais problemas! E com isso, acabamos nos esquecendo daquilo que realmente importa em nossas vidas: aproveitar cada momento como ele realmente é: único” e talvez o último também, porque a morte não escolhe hora nem local.

Se não morremos repentinamente como ocorreu com esse pássaro – ficamos em um leito de hospital lamentando tudo o que poderíamos ter feito durante a vida e não o fizemos porque tínhamos coisas mais importantes a fazer em primeiro lugar. Ou, pior ainda, quando alguma pessoa querida morre passamos o restante de nossas vidas lamentando o fato de não termos valorizado tal pessoa enquanto esteve viva.

Infelizmente só quando estamos diante dela, da nossa própria morte, é que paramos para refletir sobre a vida, sobre quem somos, o que fazemos, o que, de fato, queremos ser. Mas, infelizmente, nessa hora o tempo já passou e não há mais nada a ser feito além de esperar o momento final.

Muitos se questionam se há vida pós-morte. Sinceramente creio que sim. Acredito na Vida Eterna a qual há junto ou não com Deus como consequência do modo como vivemos aqui na terra e também acredito que o ser humano pode viver eternamente nas lembranças daqueles que continuam vivos aqui na terra.

E vou além, uma pessoa só pode ser eterna aqui na terra se ela fizer falta, mas para fazer falta é preciso um dia ter sido importante e quando digo ser importante” não estou falando de ser famoso e reconhecido internacionalmente. Estou falando das marcas positivas que deixamos na vida do outro, daquilo de realmente necessário que fazemos na vida do próximo sem esperar nada em troca, enfim, do tempo que investimos em fazer coisas que, para nós mesmos, nem sempre geram retornos - pelo menos não como os individualistas e egoístas assim esperam -, mas que, ao mesmo tempo nos faz um bem enorme...

Bom, é basicamente isso que pensei e tenho a dizer.

Não há tempo a perder! É preciso dar o devido valor à vida, pois, assim como esse pássaro, podemos morrer de modo repentino...

Lembremo-nos: o tempo é o elemento mais preciso que possuímos, devemos usá-lo com sabedoria...