Por que sou conservador?

Por que sou conservador?

Em primeiro, lembre-se que conservador não é o mesmo que reacionário, pois o conservador quer a conservação, o que não nega a absorção do novo.

Agora imagine uma casa, aliás, uma grande e bela mansão de mais de um século. Pois bem, pra você morar nesta mansão, ela não precisa ficar exatamente do mesmo jeito e com os mesmos móveis da época em que foi construída e sem de deixar que nenhum objeto novo entre nela. Isso é ridículo, isso é ser reacionário.

Agora imagine uma outra situação, a qual você manda implodir a mansão e constrói outra casa totalmente diferente no lugar, com outros móveis e tudo mais. Pois é, essa imbecilidade da mesma forma é ser revolucionário, isto é, a destruição de tudo em prol do novo e mudança total, sem guardar nada do passado.

Agora veja que interessante seria manter a mansão, permitindo que novos móveis e objetos entrem, e reformas sejam feitas sem que os antigos e a estrutura original seja demolida, conservando a sua essência. Aí está, isto é ser conservador: não negando o que for de bom da inovação, ao mesmo tempo, como o próprio nome diz, conservando o que for de bom e toda e clássica estrutura tradicional.

Assim funciona a sociedade e todos os seus valores, como esta mansão.

Vinícius Fernandes da Costa