O analfabetismo funcional e a Síndrome do Piu piu e Frajola

Analfabetismo funcional é a condição onde o indivíduo apesar de saber ler e até armazenar informações na memória, não consegue relacioná-las com as situações do dia a dia e transformá-las em conhecimento.

Se essa deficiência no passado estava restrita aos primeiros estágios de alfabetização, hoje ela afeta também estudantes universitários e até professores universitários.

Com isso, podemos encontrar artigos científicos sem nenhum conteúdo e nas chamadas mídias alternativas, extensos artigos de opinião que não nos dizem absolutamente nada, o que toma ares de piada.

Essa anomalia tende a se agravar porque ao mesmo tempo em que não se faz nada para evitá-la, muitos analfabetos funcionais estão sendo premiados, na medida em que os critérios de avaliação para cargos de todo tipo, mudam de técnicos para “politicamente corretos” e de afinidades pessoais.

E para piorar a situação, pelos caminhos descritos acima, alguns desse indivíduos se tornam “formadores de opinião”.

Quase sempre podemos identificar esses indivíduos pela “Síndrome do Piu piu e Frajola” porque eles demonstram raciocínio do tipo:

“Se o gato sumiu e o passarinho está quieto na gaiola nos olhando com uma cara de malandro, podemos inferir que ele engoliu o gato.”.

Argonio de Alexandria
Enviado por Argonio de Alexandria em 29/04/2018
Código do texto: T6321963
Classificação de conteúdo: seguro