OS PRINCIPAIS MANDAMENTOS

“Qual o principal dos mandamentos? Respondeu Jesus: o principal é: Ouve, ó Israel, o Senhor, teu Deus, é o único Senhor! Amarás, pois, o Senhor, teu Deus, de todo coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento e de toda a tua força. O segundo é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Não há outro mandamento maior do que estes.”

MARCOS 12.28-31

Não adianta buscar a Deus, santificar-se, fazer sacrifícios espirituais e todas as cerimônias de purificação da alma, se tudo isso não tiver como objetivo o amor ao próximo. Não adianta querer salvar só a própria pele. Esse sentimento egoísta vai pôr tudo a perder.

Talvez se diga que o ladrão crucificado ao lado de Jesus contrarie completamente esse argumento. Porque aquele indivíduo estava sendo morto por causa de graves delitos; não estava sendo sacrificado por ter feito algum bem à humanidade, ao contrário do Cristo ao seu lado.

O criminoso arrependido na cruz do Calvário, foi uma rara exceção dentre os que alcançam salvação. Ele alcançou, puramente pela fé e verdadeiro arrependimento, a graça divina. Certamente ele muito faria pelo Reino de Deus, a partir daquele momento, se tivesse oportunidade. O que importa dizer é que esse fato extraordinário ocorrido no sinistro monte Calvário não isola o fato de que amar a Deus e aos homens seja fundamental para conduzir a salvação. O desejo de amar de verdade passa direto pelo desejo implacável de salvar. Além disso, somente o verdadeiro amor do tipo de Deus pode proporcionar paz entre as pessoas. O Cristo falou em certa ocasião que por se multiplicar a iniquidade o amor de muitos se esfriaria. É o que constatamos nos últimos tempos. A frieza do amor, aqueceu a maldade insana dos homens; ao invés de desejarem a paz, são ávidos pela barbárie; a brutalidade irracional toma conta dos grandes centros; a violência descomunal assombra as ruas e adentra as casas; e não há para onde fugir dessa loucura; não há a quem recorrer. A justiça está a mercê de bandidos; as leis são elaboradas para fomentar a alarmante corrupção dos poderosos, dos políticos inescrupulosos. Tudo isso e muito mais, é resultado de uma humanidade que menospreza os principais mandamentos do Senhor. A humanidade inteira paga o preço por rejeitar o amor.

Jesus veio à terra para salvar o homem perdido e condenado por seus maus caminhos. O método por ele usado foi ensinar como salvar. Sua mensagem em poucas palavras, poderia se resumir em “salvem-se uns aos outros, usem o que mostrei como método e amem-se!” podemos nos salvar através da fé, se crermos que Jesus é o filho de Deus vivo e submetermo-nos ao batismo de novo nascimento. Além disso, podemos ser salvos se arrependermo-nos dos nossos pecados. Sem arrependimento, nem a fé que transporta montes salvará a vida do homem. Mas o único que salva incondicionalmente e ainda proporciona recompensa divina é o amor. Porque o amor salva quem ama e capacita quem é amado.

al morris
Enviado por al morris em 25/04/2018
Código do texto: T6319141
Classificação de conteúdo: seguro