Curso rápido de alfabetização política

É preciso criar um novo MOBRAL para alfabetizar politicamente este país. Tem gente que ainda acredita que o PT é comunista e que um único partido ou presidente pode decidir por decreto acabar com a corrupção e com o troca-troca entre os poderes executivo e legislativo.

A grande imprensa parece ser a responsável por essa visão infantilizada da política.

O básico: no sistema capitalista o poder nunca pode estar nas mãos de um único homem ou partido, ele subdivide-se entre vários setores. O presidente da república não é um rei, é evidente, e mesmo um rei tem sua corte e poderosos a quem precisa ouvir antes de tomar qualquer decisão.

No caso do presidente da república de um país como o nosso, para que possa governar ele terá de garantir uma base forte no Congresso e essa base não pode ser conseguida com beijinhos e abraços, é óbvio.

Mas não para aqui. Há o poder econômico, que financia e elege a maioria dos políticos. Há o poder financeiro, que financia e elege a maioria dos políticos e pode provocar crises econômicas se um governo o desagradar. Há a grande imprensa, que pode criar heróis ou vilões. Há a política externa das potências, que pode influenciar os rumos econômicos e políticos de um país. Há o poder judiciário, que pode atuar politicamente etc.

Todos os citados têm forte influência sobre a política e a economia de um país, mas não costumam aparecer nos noticiários televisivos.

Edgley Gonçalves
Enviado por Edgley Gonçalves em 16/04/2018
Código do texto: T6310236
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.