Curso rápido de alfabetização política
É preciso criar um novo MOBRAL para alfabetizar politicamente este país. Tem gente que ainda acredita que o PT é comunista e que um único partido ou presidente pode decidir por decreto acabar com a corrupção e com o troca-troca entre os poderes executivo e legislativo.
A grande imprensa parece ser a responsável por essa visão infantilizada da política.
O básico: no sistema capitalista o poder nunca pode estar nas mãos de um único homem ou partido, ele subdivide-se entre vários setores. O presidente da república não é um rei, é evidente, e mesmo um rei tem sua corte e poderosos a quem precisa ouvir antes de tomar qualquer decisão.
No caso do presidente da república de um país como o nosso, para que possa governar ele terá de garantir uma base forte no Congresso e essa base não pode ser conseguida com beijinhos e abraços, é óbvio.
Mas não para aqui. Há o poder econômico, que financia e elege a maioria dos políticos. Há o poder financeiro, que financia e elege a maioria dos políticos e pode provocar crises econômicas se um governo o desagradar. Há a grande imprensa, que pode criar heróis ou vilões. Há a política externa das potências, que pode influenciar os rumos econômicos e políticos de um país. Há o poder judiciário, que pode atuar politicamente etc.
Todos os citados têm forte influência sobre a política e a economia de um país, mas não costumam aparecer nos noticiários televisivos.