LÍDERES MESSIÂNICOS 2018

O que acontece com líderes messiânicos? Sempre o mesmo! São presos, crucificados/assassinados, quando não, de preferência, exilados. Os responsáveis pelos quatros poderes (economia, política, religião e mídia) que cotrolam a massa, tentam convencer que a situação é inédita, mas não é, tampouco no Brasil. É inédita por ser "inconsciente".

A biografia dos messiânicos quase sempre se repete: o grupo acasala-se; o líder é recebido com louros ou ramos na entrada de Jerusalém, seu governo ou sua presença sempre é acima de 87% de aprovação, eles unem o povo (pois essa é a verdadeira função de um lider). Eles sempre trazem algum tipo de libertação, seja material, ideológica, política, espiritual, que só é sentida anos mais tarde (a contemporaneidade embriagueia). Mas em seguida, as mesmas pessoas, que outrora foram beneficiadas por esse tipo de liderança, mas que negam, controladas por quem detém o poder, gritam: "crucifiquem-o", "prendam-o" (quase sempre as mesmas... que vão na onda... tipo o programa Tentação do Baú, fila de banco, o gado pela porteira, o famoso "segue o fluxo").

A situação piora a curto prazo. Em grupos em que a situação é caótica outra liderança acaba se estabelecendo para pôr "ordem na casa": o líder tirânico, que estabelece uma dinâmica de controle, conservadorismo, força, castração, intolerância, limite (ditadura). Alguma similaridade com certas figuras ganhando força? Se a situação a curto prazo piora, a longo prazo sabemos o que acontece com lideranças messiânicas: algumas ressuscitam, rs. Quando isso não acontece de forma literal, ainda assim, se eternizam: suas ações são lembradas em livros, memoriais, instituições; governos futuros reconhecem a culpa dos que os atecederam, prometendo que tal culpa não se repetirá. Ainda, surgem os "neo's/neos", que são como discípulos: se multiplicam, amplificam o poder dos líderes messiânicos, transformando sua causa maior do que a situação.

O que acontece com líderes messiânicos, no final? Não há final! Seus governos têm início, mas jamais um fim.