A música tem o poder de modificar a vida das pessoas

Cantar é bom, acalma e agita, traz sensação de euforia, alegria e até nos dar nostalgia.

É através da musicalização que pode se despertar o senso crítico, sensibilidade e expressão, criatividade, sociabilidade e gosto artístico.

A música deve ser considerada uma linguagem de expressão integrante da formação global da criança , visto que , desde a nossa concepção ela faz parte de nossa existência. Portanto é considerada uma prática cultural e humana e é também uma forma de arte.

A mesma faz parte de nossa História relata fatos, acontecimentos marcantes da vida das pessoas, expressa assim alegria, tristeza, sentimentos, sensibilidade, dor e emoções. Está sempre associada a cultura e às tradições de um povo de sua época.

Dessa forma, a música faz lembrar fatos da vida real, uma vez que traz a tona estímulos, sensações,lembranças, emoções nos ouvintes, pode proporcionar paz, alívio, calmaria , leveza na alma, como também tristezas, lembranças tristes.

Infelizmente , hoje a música está sendo banalizada, não ser ver mais músicas com letras românticas, tipo Roupa Nova, Roberto Carlos, entre tantos outros.

Alguns músicos estão perdendo os valores, usam gírias e até palavras torpes, de baixo calão e quanto maior o desrespeito aí é que tá na mídia, ganha fama , faz sucesso, tipo o fank.

Descobrimos na música um excelente meio de expressão das emoções. Quando adolescente estamos numa fase crítica em que queremos ser ouvidos e buscamos força na música, como o rock, músicas sertanejas com temas que falam de relacionamento amoroso, sexo. Já adultos, [...]as principais necessidades musicais durante este período são: apreciação estética, recreação, prazer e suporte psicológico... Como adultos podemos agora ser descritos como tendo um repertório musical, "uma personalidade musical", que organiza, dirige e equilibra os vários hábitos e preferências musicais para satisfazer estas necessidades.(LELIS,2001)

O gosto musical diz muito da personalidade da pessoa, os gostos, a identidade, as crenças e valores. Você não é somente aquilo que come ou veste, ou o que fala, mas também é o que gosta de cantar e aquilo que pratica.

A vida sem música fica vazia sem graça , sem alegria.

Como diz o ditado popular: " quem canta os males espanta".

Valdizia Barros
Enviado por Valdizia Barros em 09/04/2018
Código do texto: T6303682
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.