Uma reflexão sobre a vida.
Dias atrás li um artigo do filósofo Leandro Karnal que me levantou uma indagação, ele dizia neste artigo que é comum as gerações anteriores considerarem sua geração melhor que a atual, isso de fato é bem comum no dia-a-dia e não raro ouvimos a frase: "Em minha época não tinha isso" ou "O ginásio de antigamente era mais forte", são inúmeros os exemplos, sempre com ar de saudosismo e de orgulho.
Diante disso propus a analisar estes dois fatores: Saudade e orgulho, levantando a seguinte questão: Será mesmo que antes era melhor? Analisando logicamente cheguei a uma conclusão:
A princípio concordei que é um fato a geração anterior criticar a geração atual, porém a explicação disso é que a saudade e orgulho de tal época é devido a ação do tempo, quando olhamos para o passado sentimos saudade e orgulho do que éramos, isso porque na maioria das vezes éramos jovens, crianças e com poucas responsabilidades, tínhamos as pessoas amadas vivas e ao nosso lado, a ingenuidade, vitalidade e a esperança que perdemos com o passar dos anos faz muita diferença para se encarar a vida, em suma, o passado não era melhor, mas nós éramos melhores, melhores de esperança, vitalidade, ingenuidade. O tempo passa e a maneira de reviver isso é com a saudade. Portanto veremos daqui 20 anos os jovens de hoje se gabando do seu tempo, mesmo com as possíveis mudanças benéficas que se há por vir.