Um sábado de reflexão

Não me leve a mal, não sou cristão, mas pego-me pensando sobre.

Metaforicamente, qual é o significado da sexta-feira santa?

Significa, dor, frustração e abandono. Significa perdas, sonhos que não se realizarão. Significa traição, solidão e desespero. Significa, principalmente, medo. Medo do presente, medo do futuro. E, saudades do que ficou para trás. Quantos de nós não temos nossas sexta-feiras santas?

Quantos de nós não nos dedicamos a algo por anos e aquilo não se concretiza como queríamos?

E, o que acontece?

Sentimos o peso do mundo sobre nossos ombros e nos questionamos acerca das razões do nosso insucesso. O que eu faço agora?

Entretanto, após essa sexta de dor, pulamos automaticamente para o domingo de páscoa. Ele representa, na ótica cristã, a renovação da esperança. Significa, o perdão alcançado, um novo significado, a alegria que volta, a dor e morte vencida. Quantos de nós não gostaríamos de dormir sexta-feira chorando e acordar em um domingo de alegria. Porém, o que esquecemos, é que existe um sábado no meio desses dois momentos.

Um sábado onde nenhuma voz é ouvida. Um sábado onde nenhum milagre acontece. Um sábado onde você olha para um passado que te dá saudades e um futuro incerto.

E o que significa o sábado?

O sábado nos lembra que somos limitados, pequenos. O sábado nos lembra que não temos controle sobre a vida e tampouco sobre a morte. O sábado nos lembra a dor da traição e nos move a sermos firmes para não nos enforcarmos, nos desesperarmos, não pegarmos tudo e fugirmos de Jerusalém. O sábado representa a autocrítica, nos leva a olhar para dentro de nós mesmos e refletirmos sobre os nossos atos e pensarmos nos acertos e erros deles. O sábado é o silêncio que precisamos para nos interiorizar e tomarmos coragem para encararmos tudo de novo após uma queda. O sábado representa o repensar nossas vidas e o que estamos fazendo dela até aqui.

Chegamos à inevitável conclusão que a sexta da dor é certa nessa vida. O domingo de alegria, é provável que aconteça. Mas o sábado da reflexão é necessário. Todo o tempo.

Thiago Justo
Enviado por Thiago Justo em 31/03/2018
Reeditado em 31/03/2018
Código do texto: T6295816
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.