A mentira e a verdade sobre ser diferente

Nunca existirá no mundo um slogan que eu deseje tanto que seja verdade quanto este: "ser diferente é normal". Para quem acha que o marxismo é a coisa mais utópica que existe, apresento-lhes outra que é muito mais. A dura verdade precisa ser dita: não é bom ser diferente.

Longe da linda visão que nos diz que a beleza da humanidade se encontra nas diferenças, a realidade diária de quem pensa ou age de maneira diferente é um pouco ruim. As pessoas gostam de quem é semelhante a elas. De quem pensa igual. A prova perfeita disso pode ser os grupinhos que formamos ao longo da vida e até a própria Internet. Ninguém adiciona, segue, ou tem na sua bolha social algo diferente do que acredita ou do que é. Não que seja ruim, não é ruim se querer perto quem pensa parecido . Só que isso resulta em dois probleminhas, meu amigo, o primeiro: exclusão. Você exclui quem pensa diferente de você ou quem é diferente de você, acaba por deixar alguém "de fora" e isso doi muito, se me permitirem um palavrão, doi para caralho. Todo mundo odeia quando é posto em uma situação de exclusão. Mas a boa e velha empatia ainda anda em falta nos estoques humanos.

O segundo problema diz respeito a você tirar o direito da pessoa ser como ela é. O direito que ela tem de se expressar e ser como ela é e pensar como ela quer. O direito de ter a personalidade que ela tem, de assumir o temperamento que ela tem. Sabe, quando você critica o jeito de alguém só pelo motivo de não saber lidar, a pessoa que recebeu a crítica muitas vezes é condenada a infelicidade de ser quem não é, para agradar. Não, não pense naquele discurso de que ninguém tem que agradar ninguém, antes que pense nisso leia o início desse texto novamente, por favor, duas vezes ou mais, quantas forem necessárias para entrar na cabeça que ninguém suporta ser diferente.

Aonde eu quero chegar nisso? Qual o propósito desse texto? Opção a) fazer um super desabafo de uma pessoa que é colerica-sanguinea e colerica-melancólica; opção b) fazer com que as pessoas tenham mais empatia pelos sentimentos alheios; opção c) criar uma minima noção de respeito ao direito de ser quem é; opção d) críticar a propaganda que mentiu para mim a vida inteira; opção e) todas as anteriores.

Acho que a resposta é meio óbvia.

O que fica, é que cada pessoa é de um jeito. Ninguém é obrigado a ser infeliz e ouvir críticas simplesmente porque você não sabe como lidar com ela. Na dúvida, cale-se. É melhor do que magoar alguém. As pessoas são como vidro, quebram e nunca mais são as mesmas. Por mais clichê que pareça, é a verdade. A pergunta que resta é? Até quando você vai continuar agindo assim?

PS. Se o texto parece que é de alguém com raiva, leia em voz alta com aquela voz que a gente usa com criança e bicho.

Tamyrys Hadassa
Enviado por Tamyrys Hadassa em 23/03/2018
Reeditado em 24/03/2018
Código do texto: T6288841
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.