Humanidade sinônimo de benevolência (?) - EC

Humanidade: O conjunto dos homens. 2 - Natureza humana.3 - Gênero humano. 4 - Bondade.5 - Benevolência, compaixão.

Às vezes usamos tão naturalmente, habitualmente, comodamente ou culturalmente um termo que ele se torna: inconscientemente vazio. O famoso dicionário lançado na década de 70 traz como adjetivo, um substantivo de abrangente potencial.

Não saberia dizer quantos vídeos já recebi pelo Whatsapp demonstrando animais dedicando cuidados, amparo e carinho a outros, mesmo que de espécies distintas, que diríamos? “Como são humanos?”. Por outro lado, os jornais estampam diariamente fatos de brutalidade, ignorâncias, reações irracionais, que tantas vezes nos arranca um: “que animal, quanta barbaridade, que cachorrada!”.

Nós seres humanos somos capazes e aptos ao bem extremo de cuidar, se importar, amparar e amar nosso semelhante, tanto quanto infelizmente somos autores de esquartejamentos, torturas ou negligências diárias às necessidades alheias.

Tantas (todas) vezes atos bélicos, preconceituosos, discriminatórios, abusivos ou de extermínios poderiam ser evitados com o exercício do respeito, você até pode não gostar ou admirar, mas sempre pode tolerar. Haverá um tempo em que o Aurélio estará desatualizado, pois a palavra humanidade não poderá ser vinculada a generosidade e bondade ? Oremos e nos esforcemos para que não!

*****

Este texto faz parte do Exercício Criativo - Humanidade ou Tolerância?

Saiba mais, conheça os outros textos:

http://encantodasletras.50webs.com/humanidadeoutolerancia.htm