Diálogo Interior e Fim de Relacionamento

Quem já possui certa maturidade sabe que o mais bonito em uma relação é o sentimento de estar vivendo e construindo uma vida junto com outra pessoa.

Juntos é possível inventar, reformular e pensar os planos e as formas como se vive com mais realismo. Temos também a certeza de que não estamos só sonhando, já que o outro também divide as emoções e faz sua parte na construção desta vida.

A vida não é algo que simplesmente vem. Ela nos encara e nos pergunta o que fazer e pra onde vamos. Não deixamos a vida nos levar, nós é que a levamos por todo canto, na maneira de agir, no trabalho, nos projetos e é claro no relacionamento com o outro.

Podemos até sonhar sozinhos, mas o mundo geralmente não compartilha emoções mais intimas. Os contatos são rápidos, objetivos, não são as emoções que os sustentam mas os objetivos. Ao contrário de um relacionamento mais íntimo são as emoções e sentimentos que sustentam os objetivos e as ações.

Passam tantas pessoas e parece que nunca houve nada. É como se chegássemos a conclusão de que nunca tivemos uma conexão verdadeira com outra pessoa, que foi só uma ilusão. Sentimentos de enganos, decepções, raivas em fins de relacionamentos tem a ver com este se deparar com uma possível ilusão quanto a conexão e intimidade que ocorria entre você e outra pessoa.

Há algo a se perguntar. Eu tenho uma conexão comigo mesmo? Lido comigo como lido com alguém chato, estranho ou importuno? Quem é este "eu" que me produz angústias, que me faz buscar outras referências sobre que sou fora de mim mesmo?

>>>> Pense nisto:

Você não é feliz consigo mesmo por qual motivo? Por que esta relação não é muito boa? Sente que há um diálogo dentro de você? E qual a qualidade deste diálogo? Como pode ser melhorado?

Pode ter certeza de que melhorar este diálogo interior é essencial antes de se começar outro relacionamento.

Ao analisar este diálogo interior, você encontra coisas como culpa, fatos decepcionantes constantemente sendo repetidos pra você contra sua vontade, encontra medo de ficar sozinho, medo de rejeição, etc.

É preciso colocar a casa em ordem. Saber se perdoar, pensar os meios de resolver problemas, enfim é preciso combater os sentimentos ruins com ações que te mostrem o contrário.

Provavelmente os sentimentos ruins foram produzidos por ações e palavras de outras pessoas, plantados em você por meio da ação. E é pela ação, no caso sua, é que eles deverão ser repensados.

Não adianta se dizer repetidamente que não é o que sente ser. Isto é inútil, uma guerra vã que irá perder. É preciso agir no sentido de mostrar a si mesmo o contrário. E cada ação irá fundamentar e consolidar outros pensamentos, mais positivos, a respeito do próprio "eu".

Se pensou nisto tudo que escrevi, provavelmente já estabeleceu uma conexão consigo mesmo, ainda que um diálogo cheio de ruídos em que a comunicação vai se acertando a medida em que é praticada.

Wendel Alves Damasceno
Enviado por Wendel Alves Damasceno em 04/03/2018
Código do texto: T6270847
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.