Vamos pensar um pouco na existência?

Vamos pensar um pouco na existência?

Se existe é porque guarda um sentido para aqueles que existe, haja visto que sabe-se que existe. Contudo, não existir aquilo que hoje existe, não quer dizer que nunca houve (ou que não voltará a ser). Somente que não guardava sentido. Existir em si, portanto, é anterior de 'saber da existência'. Em outras palavras, o sentido enquanto tal só estava esperando para ser descoberto.

Outro ponto é que o que existe, não existe somente para aqueles que existe, mas guarda em si o ser, ou o sentido que lhe é próprio e que somente pode vir a ter (vir-a-ser). Uma semente de mangueira somente pode vir a ser uma mangueira, não importa se você sabe ou não. Esse é o sentido que vai lher ser próprio -- do seu ser em si, mesmo que nós somente usemos a linguagem para identificá-lo.

Mas então temos duas questões de ser.

Ser enquanto tal, e saber da existência de si. O primeiro é universal, e a depender dos 'poderes ocultos' pode demorar-se anos até que se consiga saber o ser enquanto tal de algo. O segundo é individual. E passa pela consciência, decisão e saber das suas próprias potências e impotências. Quanto mais complexo for qualquer ente individual, mais próximo da universalidade (como sentido enquanto tal) ele vai ser. Portanto, existir enquanto sabedor de si é apenas o primeiro (e grande passo) para a universalidade.

É portanto um questão meta-ontologica, epistêmica e ética.

ps: conversinha bizarra viu, rsrsr.