Série: 40 DIAS - AVIVAMENTO VERDADEIRO: OS RESULTADOS DO AVIVAMENTO
OS RESULTADOS DO AVIVAMENTO
Atos 1.1-14
INTRODUÇÃO: É muito difícil fazer uma avaliação dos resultados de um movimento espiritual. Somente Deus sabe exatamente o que aconteceu em cada vida individualmente e em uma nação como um todo. Porém, podemos ter alguns parâmetros que nos ajudarão a verificar se estamos experimentando um avivamento ou se precisamos de uma atuação de Deus. Nosso dever é permanecer firmes no jejum, na oração, na santificação, no crescimento espiritual e produzindo frutos, fazendo novos discípulos de Cristo.
O poder do Espírito é o segredo do sucesso da missão da igreja. Lembremos que os discípulos de Jesus foram homens que andaram cerca de três anos com o Mestre. Conheceram-No intimamente, foram ensinados por Ele, ouviram Seus sermões e viram Seus milagres. Viram Seus sofrimentos, morte, ressurreição e ascensão. Se alguma vez existiram homens que estivessem em melhor posição e condição de falar ao mundo acerca da ressurreição de Jesus e de todos os fatos a respeito DELE, estes homens eram Seus discípulos. Entretanto, o que o Senhor Jesus diz é que eles seriam totalmente incapazes de fazê-lo se do alto não fossem revestidos do poder do Espírito.
Estamos chegando ao final da Campanha de Jejum e Oração. Não permita que esta chama de busca por um avivamento se apague. Ao contrário peça a Deus para colocar lenha nessa fogueira (Lv. 6.13 e 1 Ts. 5.19). Que o nosso coração, igreja e nação possam arder constantemente pela Presença poderosa do Espírito Santo, e teremos como resultado do avivamento:
1° RESULTADO: O AVIVAMENTO NA VIDA PESSOAL E NA FAMÍLIA
“Pois, se vocês viverem de acordo com a carne, morrerão; mas, se pelo Espírito Santo fizerem morrer os atos do corpo viverão, porque todos os que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos de Deus”. (Romanos 8.13-14)
• Somente com o poder do Espírito Santo vencemos o DOMÍNIO da carne, e passamos a viver de acordo com a vontade de Deus. A mentalidade da carne é inimiga de Deus. (Rm. 8.5-8). Vivam pelo Espírito Santo e vencerão as tentações e as obras da carne, e colherão em suas vidas o fruto do Espírito Santo (Gl. 5.16- 22);
• O próprio Espírito Santo testifica que somos filhos de Deus (Rm. 8.16), sendo assim aproximemo-nos de Deus com um coração puro e cheio de fé e busquemos a Deus com todas as nossas forças com a ajuda do Espírito Santo (Rm. 8. 26) até sermos REVESTIDOS do poder do alto (Lc. 24.19 e At. 1.8);
• Um lar avivado pelo Espírito Santo busca a Deus JUNTOS. E a Presença do Espírito Santo neste lar traz a paz, a unidade, o perdão e o amor na família (Rm. 8.6). Pois, o próprio Espírito Santo converte o coração dos membros da família uns aos outros (Ml. 4.6).
2° RESULTADO: O AVIVAMENTO NA IGREJA E NO MUNDO
“Mas receberão poder quando o Espírito Santo descer sobre vocês, e serão minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judéia e Samaria, e até os confins da terra”. (At. 1.8).
• Uma igreja avivada AMA missões e cumpre o ide no poder do Espírito Santo (Mt. 28.19-20 e At. 1.8). É impossível impedir uma pessoa cheia do Espírito Santo, pois ela não pode deixar de falar do que tem visto e ouvido mesmo que isso lhe custe à vida (At. 4.20);
• Os membros de uma igreja cheia do Espírito Santo são um TESTEMUNHO vivo do poder transformador da Palavra de Deus, pois andam e vivem pelo Espírito Santo (Gl. 5.25);
• Os dons do Espírito Santo são presentes em uma igreja AVIVADA, e estes dons aperfeiçoam, edificam e amadurecem a igreja (Ef. 4.11-13). Sinais e maravilhas acompanham uma igreja cheia do Espírito Santo para a glória de Deus (Mc. 16.17-18 e 1 Co. 12). Uma igreja cheia do Espírito Santo desfruta de unidade e paz (1 Co. 12.13)
CONCLUSÃO: A nossa igreja, as nossas vidas, o nosso país precisa de um avivamento espiritual. Somente pelo poder do Espírito Santo podemos:
• Sermos cheios do Espírito santo e termos uma vida santa;
• Ter um lar amoroso, e uma família convertida a Jesus;
• Cumprir o ide de Jesus e dar um bom testemunho;
• Ter uma igreja avivada cheia do poder de Deus;
• E se alguém não tem o Espírito de Cristo, não pertence a Cristo (Rm. 8.9).