O fardo (?)

Olá, pessoal, eu sumi por um tempo, peço desculpa a todos. Foi o carnaval misturado com outras ocupações (acadêmicas e profissionais), mas cá estou.

Tenho uma pequena provocação a fazer: Você está atravessando a pista de uma rodovia e, no momento da travessia, um carro te atropela, porém você sabe que aquele acidente te deixará tetraplégico. Então, o que seria preferível, a morte ou a invalidez e dependência de terceiros?

Já me questionei várias vezes sobre até que ponto alguém começa a ser um fardo para outro e quando isso se torna consciente.

Para este texto, eu trago um livro, A metamorfose, de Franz Kafka, onde o protagonista se acorda "metamorfoseado num inseto monstruoso". O livro pode ser visto através de várias óticas, no entanto a que venho trazer aqui, especificamente, é a ideia do sujeito de mesmo estando vivo, você está morto. Soa como um paradoxo, mas é exatamente isso. Como alguém pode estar morto se não morreu literalmente? No começo do livro, existe uma grande comoção da mãe e da irmã de Gregor (o personagem do livro), pois estas acham que haverá solução para o caso do rapaz metamorfoseado. Porém, com o passar dos meses, a esperança de um filho saudável vai se esvaindo, desaparecendo como poeiras ao vento, até que, Gregor, ao perceber toda a situação, busca a morte, pois essa sim seria a solução para um mundo no qual ele não se encaixa mais.

Esse é apenas um resumo simples de uma grande obra, mas que remete à primeira pergunta que fiz no início do texto. Quando você, seja na sua velhice, seja num acidente que te deixe tetraplégico (por exemplo), passa a ser um fardo para os outros que, por obrigação, precisam te dar os devidos cuidados? E quando o sentimento deixa de ser de amor e passa a ser de pena? Será que estes andam juntos?

Eu poderia citar dezenas de exemplos que trazem essa ideia de estorvo, como doenças físicas ou mentais, porém não o farei. Talvez as pessoas que façam parte desse conjunto de cuidadores não vejam como um fardo simplesmente por ser difícil admitirem tal situação, talvez eu tenha um pensamento diferente e errado, talvez... Enfim, como foi dito anteriormente, tudo isso é apenas um pensamento.

Arietseb
Enviado por Arietseb em 26/02/2018
Reeditado em 18/03/2018
Código do texto: T6265141
Classificação de conteúdo: seguro