UMA NOVA CRIAÇÃO

Nova criação

De nada vale ser circuncidado ou não. O que importa é ser uma nova criação. Gálatas 6:15

Contexto

Em Gálatas 1. 7 Paulo indica que há alguns agitadores no meio da igreja, provavelmente cristãos de origem judaica, os quais exigiam que os não judeus (gentios/pagãos) se circuncidassem, pois acreditavam que além da fé na obra salvífica de Jesus era necessários observar a lei e os ritos mosaicos. Paulo rebate fortemente essa ideia no cap. 2 verso 16, onde ele diz que o homem não pode ser justificado por obras da lei.

Introdução

No momento atual, falar em novidade se tornou uma redundância, pois a cada dia, senão a cada hora, podemos vislumbrar inovações e descobertas inimagináveis a alguns anos atrás. A Bíblia porém vai mais a fundo no sentido da palavra novidade, hoje podemos ver novidades em nosso mundo, mas a Bíblia nos garante novidade no âmago do ser humano que crê em Jesus.

Estar em Cristo nos torna uma nova criação

Em joão 3 podemos ver a ideia do novo nascimento, onde Jesus enfatiza a Nicodemos que ‘se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus’, em nenhum momento a ideia do texto é outra vida em outra época ou local, mas o contexto trás a ideia para o hoje, ou seja, o tempo presente que vivemos.

Essa condição é uma exigência do próprio Deus, que também cria o meio para que esse nascimento aconteça. Em Romanos 3. 23 - 24 a Palavra nos mostra que todos estão longe da graça de Deus, e que não há mérito prórpio para nos aproximarmos DELE (leia Efésios 2. 8 - 9), porém vemos que há uma maneira de Deus nos resgatar, que é através de Cristo. Em João 3. 16, vemos que quem crer em Cristo tem a vida eterna, e esse crer está relacionado a fé, pois ambos indicam confiança em algo que se conhece, no caso o nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. Então a partir do momento que eu creio em Cristo e entendo seu sacrifício, que foi para pagar o preço pelo meu pecado (leia 1° Pedro 1 .18 - 19), nesse momento o seu Espírito passa a habitar em mim (leia 1° Coríntios 3. 16), e essa presença de Deus em mim produz mudanças radicais em meu viver diário. Essa é a novidade de vida, Cristo em mim, e as mudanças que ocorrem em meu interior refletem em meu exterior, através de hábitos e novos comportamentos a cada dia.

Conclusão

Todo o processo do novo nascimento depende de Deus, Ele concede o meio para nos aproximarmos DELE (leia 1° Timóteo 2. 5), e ELE próprio, através de seu Espírito nos convence dessa necessidade. Se você ainda não creu nesse Jesus que pode te dar uma nova vida, peça a ELE agora mesmo para entrar na sua vida e fazer tudo novo.

Portanto, se alguém está em Cristo, é nova criação. As coisas antigas já passaram; eis que surgiram coisas novas! 2 Coríntios 5:17

Leia:

João 16. 7 - 8,

2 Coríntios 2. 14,

Atos 16. 14