As tiranias da intimidade

As tiranias da intimidade, pode-se ver mais em www.pjribeiro.blogspot.com ou jorgeribeiroribeiro@gmail.com. E essa maniamaniade achar que o mundo está todo ao seu dispor? Cada um buscando levar vantagens e salvar a própria pele, não leva ao egoismo exagerado? A perda da personalidade e da identidade que evoca a publicização das intimidades, encontra nas redes sociais o seu palco. O rosto nosso se transformou em face e a intimidade esfera do público e, contraditoriamente, ninguém se interessa pelos argumentos e assuntos que são de cunho público. A mania de redução da pessoa a interesses individuais, muitas vezes fruto de um olhar transversal da pessoa, acaba por incentivar um absolutismo individualista. As formas de coaching e outras técnicas de autosuperação tem elevado o individuo, mas, infelizmente, tem contribuido também para a negação da sociabilidade. Cada um deve ressaltar e fazer valer as suas forças, lutar, mas sem compromisso com o público e sem inserção social. Esse mito da exposição desenfreada está transformando a convivência numa terrivel guerra, onde o outro é apenas mais um ou simplesmente algo. Essa objetivação do outro e o esquecimento da dimensão relacional tem contribuido para gestos impensados ou calculado de destruição, de massacre e de banalização da pessoa. Segundo Sennett a tirania da intimidade psicologiza e personaliza tudo, como se o indivíduo fosse tudo, esquecendo a solidariedade e a sociabilidade. Esse egoismo exacerbado leva à impessoalidade e ao narcisismo. e se vive uma confusão entre o mundo pessoal e a realidade pública. Enfatiza-se demasiado o poder e a superação do indivíduo, quase retirando-o dasociedade. Mas como ser você mesmo e se realizar se o mundo que você está inserido está corrompido e sem ofertas de igualdade de possibilidades? www. pjribeiro.blogspot.com. O culto do EU tem destruído com princípios como solidariedade, tolerância e caridade. Não seria o momento de se pensar mais o comum do que o meramente individual? Como fazer respeitar e desenvolver as qualidades, potencialidades e também as negatividades da pessoa sem que perca do referencial de comunidade, de comunhão e de interação? Como fazer as pessoas se importarem com o comum quando se canoniza a evolução individual e se silencia do papel e da importância da função pública decada cidadão? Esse capitalismo selvagem tem nos destruido e muitos achamos que somos evoluidos se nos destacamos em relação ao outro, se conseguimos absolver o que seria de todos. A corrupção, o indiferentismo, a violência mitigada e institucional, tudo isso não é fruto da inchação do ego e da perda do sentido de pertença? Refletir e pensar possibilidades é um dever de cada um de nós...

Pejotaribeiro
Enviado por Pejotaribeiro em 21/02/2018
Código do texto: T6260112
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.