SOLUÇÃO DE PROBLEMAS

Geralmente gosto de escrever trechos dos livros que leio e que acho interessante para recordar depois, pois na maioria das vezes eles se vão. Então, ao reler parte de um lido em 2001, A ETERNIDADE, do controverso autor Lobsang Rampa, deparei-me com o que segue abaixo:

"Muitos receiam encarar um problema, sondando-o de modo experimental, mas sem jamais chegarem à solução alguma. Por mais desagradável que a questão seja, por mais culpado que você se sinta com relação a alguma coisa, chegue à raiz de seu problema, durma com ele! Se você "dormir com uma coisa" ela será passada a seu EU MAIOR, que tem compreensão muito mais ampla do que a sua, pois o EU MAIOR é uma grande entidade, comparada ao ser humano. Quando o seu EU MAIOR, ou mesmo seu subconsciente, puder examinar o problema e sair com uma solução é frequente que passe essa solução para o seu consciente, indo ter à sua memória, de modo que quando você desperta pode exclamar com espanto e satisfeitíssimo, que agora tem a resposta para aquilo que o estava perturbando e que a partir de então não o perturba mais. " E ainda completava no escrito que no dia anterior tinha visto no programa Metrópole, da TV Cultura, um caso relatado por Erasmo Carlos que corroborava com o descrito acima. Dizia que uma vez ele e o Roberto Carlos estavam compondo uma música em parceria e "empacaram" em um certo trecho e não conseguiam terminar. O Roberto então falou: "Bicho, estou muito cansado, (já era de madrugada) preciso dormir um pouquinho. Acorde-me daqui a 15 minutos". E foi dormir. Passados os quinze minutos, Erasmo acordou o amigo e este disse: PRECISO ACABAR LOGO COM ISSO! PRECISO LEMBRAR QUE EU EXISTO, QUE EU EXISTO!" Roberto Carlos havia sonhado com a música e durante o sonho ele "visualizou" o final da música. Ou seja, ele fez exatamente o que Lobsang sugere: "vá dormir com o seu problema e encontre a solução!"

Também eu passei no último domingo por uma experiência semelhante. Estava a estudar um assunto de contabilidade e não conseguia visualizar a resolução de certos cálculos. Cansada e frustrada por não conseguir, fui dormir. Acordei, peguei novamente o livro e imediatamente consegui entender a questão. Funciona mesmo essa "distanciada" do problema através do sono ou relaxamento! Experimente!