CORAÇÃO VS MENTE

Desde muito pequenos ouvimos algo sobre como devemos tomar decisões. Algo que é repetido tantas vezes através de músicas, filmes, e tudo mais, que acabamos acreditando piamente.

Estou falando daquela velha frase "ouça o que o seu coração diz.." ou então "siga seu coração" mas será que este realmente é o caminho mais certo?

Minha mãe sempre foi o tipo de pessoa "faça o que eu digo, não faça o que eu faço" e por ser assim que dava muitas lições de moral que realmente me faziam refletir muito sobre isso.

Ela sempre dizia: Laura, seu coração te engana, ouve tua mente. A mente está acima do coração (literalmente rs..)

Confesso que muitas vezes me sentia confusa pois no meu inconsciente a ideia de seguir sempre o coração já estava fundada a muito tempo que parecia quase impossível fazer algo diferente. Porém conforme fui crescendo e vivendo um pouco da vida (vida amorosa, trabalho, faculdade, amigos) tudo começou a fazer mais sentido para mim...

Sempre ouvindo a voz do coração, fazendo as coisas por impulso, agindo de acordo com as minhas emoções e vontades, eu sempre vivi numa montanha russa que quase sempre estava indo para baixo, e de vez em quando subia um pouco... isso me deixava mal. Eu não entendia o porquê de tanto sofrimento em minha vida, será que valia a pena sofrer desse jeito por alguns momentos de prazer?

De fato, todos nós sabemos que o coração sempre oferecerá o caminho que você quer e não o que precisa seguir, o coração conhece nossas vontades e nossos prazeres e irá nos provocar a faze-los independente se aquilo nos prejudica ou não. As nossas emoções têm um poder tão grande sobre nós que acabam nos cegando. Tudo que você faz é pensando naquele momento somente, sem considerar nem pesar nada na balança. É como se o nosso coração fosse aquela criança mimada no supermercado sabe? Aquela que chora e grita, esperneia. E nós somos a mãe da criança, temos que decidir se vamos ou não comprar o que ela quer, simplesmente porque ela quer, sem levar em consideração nenhum outro aspecto como por exemplo: estar sem dinheiro, aquilo fazer mal a saúde dela, etc...

Claro que este é um exemplo bem grosseiro do que estou tentando explicar, mas serve pra entendermos mais claramente a situação.

Após perceber tudo isso, comecei a ouvir minha mente, que sempre estava ali sussurrando comigo, mas como eu sempre ouvia os gritos do meu coração, nunca a escutava. Ela sempre me dizendo a verdade, me mostrando as consequências dos meus atos, as alegrias e tristezas que uma escolha poderia me trazer, os argumentos sólidos para cada situação. E mesmo ouvindo e concordando com tudo que minha mente me passava eu continuava agindo pela emoção pois é muito difícil desistir do que você quer no momento para fazer o que tem que ser feito.

Até que cheguei em um ponto totalmente desesperador, eu não tinha mais vida. Era escrava das minhas emoções, viva triste e depressiva, não conversava com ninguém, vivia presa dentro de mim ouvindo meu coração martelar sempre que o melhor era segui-lo. O que é completamente sem sentido já que seguindo os caminhos dele eu sempre acabava mal (para você perceber as ilusões que nosso coração cria). Eu estava em um estado de dependência emocional muito grande, se algo dava errado eu simplesmente desmoronava, não sabia controlar minha raiva pois deixava ela me dominar, e minhas atitudes eram as piores possíveis.

Foi nesse ponto que resolvi dar a vez a minha mente, foi aí que minha vida mudou.

Toda escolha que eu tinha de fazer meu coração se manifestava, como por exemplo: Uma rodinha de fofoca no trabalho.

CORAÇÃO: Vai lá, participa da conversa, parece estar legal, eu sei que você quer..

MENTE: Não participe de fofocas, quem é você pra falar e julgar a vida das pessoas desse modo?

Percebe a diferença de argumentos entre um e outro?

Confesso que foi muito difícil no começo, me sentia como se estivesse fazendo tudo errado, negando minhas vontades. Mas com o tempo fui me libertando e percebendo o quão bem aquilo me fazia, eu estava estável e não tinha mais picos de alegria extrema e depressão. Me sentia tranquila e minhas escolhas me faziam bem, assim como tudo na minha vida parecia estar na mais perfeita ordem. Isso me deixa feliz, feliz de verdade.

O que acontece é que nossa mente nos conhece mais profundamente que o nosso coração, ela nos mostrará um caminho real, aquilo que de fato precisamos, a verdade sobre as coisas e não a ilusão criada pelas emoções. Com verdade, quero dizer, tudo aquilo que é sincero, que possui argumentos baseados na verdade, levando em consideração todos os aspectos de nossas vidas e não somente o momento.

Então eu te convido a mudar de vida assim eu como eu fiz, se livrar do domínio do coração e deixar a sua mente te dizer o que é melhor, te guiar.

Espero profundamente que este texto tenha ajudado alguém a mudar de vida assim como eu mudei.

Laura Santos
Enviado por Laura Santos em 20/02/2018
Reeditado em 22/02/2018
Código do texto: T6258886
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.