Não andeis ansiosos

“Não andeis ansiosos por coisa alguma [...] basta a cada dia o seu mal”. (Mateus cap. 6 v34).

Muito provavelmente a ansiedade é um dos maiores males do presente século. O ritmo de vida atual faz que sejamos ansiosos, inquietos, impacientes e temerosos. Precisamos de tudo para ontem. As respostas devem ser imediatas, assim como as soluções dos problemas.

Há anos atrás, tudo girava de forma mais lenta. A informação não era imediata e isso dava tempo às pessoas.

Pense comigo, você queria se comunicar com alguém que morasse em outra cidade, sem telefone e muito menos internet, teria que se valer da boa e velha carta. Ali, você colocava as novidades, perguntas, e felicitações. Aí, deveria esperar pacientemente a sua carta chegar até o destinatário, e, esperar de forma mais paciente ainda a sua resposta. Provavelmente quando a sua carta chegasse, nem seriam mais novidades aquilo que você disse na escrita...

As pessoas esperavam porque era a única opção que tinham.

Sem forno elétrico, ou micro-ondas, deveriam esperar o tempo de cozimento do alimento.

Sem a variedade de comidas industrializadas que temos hoje, deveriam esperar a plantação dar seus frutos na hora exata, para assim, se alimentar.

As pessoas aprendiam a esperar com a natureza e com a vida. Não havia essa ansiedade desenfreada que temos hoje...

Com a chegada da era industrial, muita coisa mudou. Aquilo que um homem demorava dias para fazer, as máquinas fariam em horas, deste modo, uma cobrança extrema em cima da mão de obra passou a ocorrer.

Com a chegada da era digital, é possível você se comunicar com qualquer pessoa, em qualquer lugar do planeta e, ela verá imediatamente a sua mensagem, devendo responder imediatamente. Não há tempo para pensar e refletir, antes de responder.

Com a industrialização alimentícia, você não precisa mais esperar o tempo natural do alimento. Agrotóxicos e comidas industriais podem acelerar ou substituir o alimento natural, tudo para que você tenha seu desejo satisfeito.

Nossa geração cresceu como a geração miojo. Tudo é rápido, instantâneo, imediato... é tão rápido, que é supérfluo e descartável.

Tal liquidez se reflete nas relações humanas. Não se cria mais vínculos. Não há mais raízes nas relações e isso as torna descartáveis.

Tudo isso tem atingido o homem moderno, fazendo com que ele fique ansioso com coisas que sequer precisa se preocupar.

Cristo, sabendo disso, orientou aos seus discípulos: Porque andais ansiosos? Perguntando o que haveis de comer ou vestir? Olhem as aves do céu, sequer trabalham, no entanto o vosso Pai Celestial as alimenta. Olhem para os lírios dos campos, não trabalham, não fiam, mas em verdade eu vos digo, nem Salomão, em toda sua riqueza, se vestiu como qualquer um deles. Por isso, não vos inquieteis por coisa alguma, pois o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal...

É incrível, Jesus nos mostra que se Deus cuida de pássaros e lírios, por ventura não cuidaria de nós? Somos mais preciosos que muitos passarinhos, Ele disse...

A ansiedade mostra minha falta de confiança n’Ele.

É natural nós nos planejarmos e pensarmos no futuro. O problema é quando a ansiedade desce para o coração, de modo que não conseguimos dormir, comer, pensar... quando a ansiedade toma conta de nós a ponto de não conseguirmos pensar em mais nada, a não ser no dia de amanhã, ela se torna pecado, pois é como se nós quiséssemos tirar o controle das mãos do Senhor.

É necessário aprendermos a confiar e descansar n’Ele. Andar na contramão do mundo. Todos estarão correndo para lá e para cá, batendo as cabeças, sem saber o que fazer. Mas, nós? Devemos correr para os braços de Cristo ao início do dia, depositando nosso destino em suas mãos e, ao final do dia, deixando com Ele nossas preocupações...

Ele cuida do menor dos pássaros, também cuidará de você.

Kelly Priscila

13/02/2018

Café e Leitura
Enviado por Café e Leitura em 13/02/2018
Código do texto: T6253059
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.