Empatia

Hj eu estava no hospital esperando para ser atendida.

Me sentei próxima a dois homens e um deles estava chorando como se estivesse extremamente aflito, enquanto isso o outro homem colocava a mão em seu ombro e dizia que ia ficar tudo bem.

Logo depois uma mulher chegou, era sua esposa. Ela se sentou no lugar do amigo, que se retirou, e quando olhava pra ele começava a rir. Ela perguntava a ele o porquê de estar chorando e ria. Aquela mulher estava rindo da fraqueza do próprio marido!

Vendo aquilo eu comecei a refletir: muitas vezes nós não somos amigas do nosso marido, fazemos o contrário quando ele está precisando simplesmente se sentir amado.

Eu ainda não consigo entender como aquela mulher vendo o marido sofrendo, não deu nem ao menos uma palavra de conforto.

Ninguém sabe o quanto o outro sofre ou o que o outro sente, o mínimo que devemos ter é empatia. Tanto com quem não conhecemos quanto com quem amamos...

Isso me fez pensar no porquê as pessoas muitas vezes preferem os amigos do que os cônjuges...

Porque o amigo de verdade vai te apoiar na mínima dor, pois ele sabe o quanto uma pequena faísca poderia te machucar profundamente, muitas vezes nosso cônjuge não quer nem ao menos nos conhecer verdadeiramente.

Entender que o problema do outro pode ser simples de resolver para nós, mas que para ele é extremamente difícil. Empatia é você se colocar no lugar de outra pessoa, tentar sentir o que ela sente. Amar é você entender que não é tão complicado e mesmo assim ajudar a pessoa como se fosse você ali. É estar ali com ela e confortar, para que ela sinta que não está sendo fácil, mas existe alguém que não a julga e que ela pode contar.