O que define o ser humano?

O que define um ser humano? Alguns vão dizer que é a razão, pois ela diferencia o homem do animal. Outros dirão que o homem é definido por suas ações, pois o que o homem faz é reflexo do que ele pensa e do que ele é.

Mas quem pode definir o que é ser humano? O que é acordar, comer, trabalhar, dialogar, limpar-se, comer novamente, respirar, sorrir. Ações básicas do ser humano até as mais complexas como imaginar, convencer, administrar a polis, rezar, orar, pintar, compor.

O que define o ser humano? Alguns dirão que é o espírito que Deus no éden nos concedeu. Ser feito a imagem e semelhança do Deus trino. Pensar. Amar.

Quem pode definir o que é ser humano? Cérebro? Penso, logo existo? E seu eu não consigo pensar? Se já não tenho consciência, então não existo, logo e não existo eu não sou nada. Então o que sou?

O que define ser humano? É a capacidade de amar? De perdoar? E aqueles parricidas? E as mulheres que abandonam seus recém-nascidos? Pais que matam filhos. Irmão contra irmão. E aqueles que se arrastam na existência carregando um fardo pesado de rancor. Sem conseguir perdoar. Sem conseguir se perdoar.

Quem poderá nos definir? O que é homem se não um sopro. Uma fumaça. Um suspiro. O que é a eternidade. Pra que serve a morte? Ou pra que serve a vida? O que você vai ser quando crescer? Ou quem você vai ser quando crescer? Ou melhor, você precisa mesmo esperar crescer pra ser alguém? Você não pode ser alguém hoje?

Quem poderá dizer o que somos? Se não sabemos se amanhã estaremos vivos. Quem poderá definir pra que estamos aqui, se não sabemos quem somos? O que somos e por que somos?

Eu sou eu, e isso se chama consciência. Você é você e isso se chama existência. E quando eu sou eu e eu não sei quem é você, e nem me importo com isso? Isso se chama egoísmo.

Quem é você? Você consegue responder?

Deixe o seu comentário.

huggu
Enviado por huggu em 26/01/2018
Código do texto: T6237308
Classificação de conteúdo: seguro